A Apcef/SP tomou conhecimento, nesta sexta-feira (21), de que a direção da Funcef aprovou uma proposta de aumento dos vencimentos de seus dirigentes por meio da instituição de um programa de remuneração variável. A medida seria aplicada aos diretores eleitos e indicados da instituição.
“Causa perplexidade e indignação a nós, participantes, tomar conhecimento que a diretoria da Funcef não só discutiu, mas também aprovou o aumento de sua própria remuneração, enquanto está tentando cortar pensões, extinguir o pecúlio e diminuir os benefícios dos participantes do REG/Replan Não Saldado, vendendo estas retiradas de direitos como a forma de ‘solucionar’ o equacionamento”, criticou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
Para ser implementada, a proposta de aumento para os diretores da Funcef precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fundação. “Agora, vamos cobrar que os conselheiros deliberativos se posicionem contra a medida. É imoral aprovar um aumento para a diretoria enquanto os participantes sofrem com o equacionamento e com as tentativas de cortes em seus benefícios. Enquanto a Caixa fica em uma situação extremamente confortável, já que a direção da Funcef não exige o pagamento do seu contencioso, e os diretores da Fundação ficam felizes com a perspectiva de receber os seus bônus, tendo como ‘desafio’ superar a menor meta atuarial entre os grandes fundos, os participantes tem seus benefícios postos em xeque pela patrocinadora e pela Fundação”, complementou Leonardo.