No próximo sábado, dia 2 de agosto, o bairro Canudos, em Novo Hamburgo (RS), recebe a edição 2014 do Eu faço Cultura. O evento, que consiste em um animado festival cultural gratuito, irá reunir apresentações de música, teatro, além de oficinas das seguintes modalidades: percussão, circo, fotografia, artes plásticas e dança.
O Eu faço Cultura trata-se de um projeto do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), iniciativa da Fenae e APCEFs.
Por meio de doações dos empregados da Caixa, o programa promove eventos culturais em pelas cidades brasileiras escolhidas e, hoje, consiste no maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física. A mecânica prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto Devido, conforme previsto na Lei Rouanet.
Para o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, o EFC tem grande importância no processo de levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros. “Contribui-se para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes”, explica.
Ao longo dos setes anos de existência, o EFC já contabiliza 200 eventos realizados em mais de 60 cidades visitadas. Segundo dados do Ministério da Cultura, desde 2006, o MCPC foi responsável pelo aumento no número de pessoas que a Lei Rouanet no Brasil. As doações, durante este período, cresceram 366%.
Os eventos deste ano, iniciaram-se em 19 de julho, em Gama, cidade-satélite do Distrito Federal. O calendário 2014 prevê a passagem por mais 11 localidades: Porto Alegre (RS); Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos, em São Paulo; Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais; Vitória (ES) e São Luís (MA).