Quem acompanha o Talentos Fenae/Apcef já pôde constatar o talento musical do compositor Paulo Araújo e da intérprete Raquel Gomes. Das cinco edições do concurso cultural, promovido pela Fenae, eles só não ficaram entre os três primeiros colocados na fase nacional em 2018.  A dupla tem alçado novos voos e no final de janeiro conquistou a primeira colocação no “Canto dos Araçás Festival de MPB Online”, em Araçatuba (SP), como melhor canção e melhor intérprete com a música ‘O Querubim”. 

“Quando saiu o resultado, em que vencemos e Raquel foi a melhor Intérprete do festival, a sensação indescritível de que estamos consolidando um trabalho que se iniciou graças a Fenae. Não hesito em dizer que se não existissem os festivais da Fenae não estaríamos recebendo agora essa premiação”, descreve Paulo Araújo. 

Para Raquel Gomes foi uma grande satisfação participar de um festival que reuniu artistas importantes da MPB. “Só a gente ter ficado entre os 20 classificados para a final com grandes feras da música brasileira como Daniel Conti, Lula Barbosa e Hilda Maria, foi uma grande satisfação, uma grata surpresa. E ser reconhecida como a melhor intérprete do Brasil em um circuito profissional é muito relevante e faz com que queira continuar fazendo nossa arte. A gente se engrandece muito a cada festival que participa”, acrescenta.

Em 2020, eles conquistaram o troféu do Talentos Fenae/Apcef com a canção “Grandes sertões veredas”, composta por Paulo Araújo e interpretada por Raquel, representando a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco (Apcef/PE). O primeiro lugar da etapa nacional do concurso também foi obtido nas edições de 2017 e 2019. Em 2016, conquistaram o segundo lugar. 

A parceria começou em 2015, quando através de amigos em comuns da Caixa, montaram um grupo musical chamado Os Psincopáticos. “Foi o marco inicial da nossa vida artística. Segui compondo então, com foco principalmente nos festivais, pois fazemos uma música que não é comercial”, relata Paulo Araújo. 

Eu outubro do ano passado, Raquel que morava em Recife voltou ao Ceará. ” Por isso, conseguimos fazer essa parceria na pandemia. Eu estou em Fortaleza de novo e a gente vai conseguir fazer mais parcerias”, explicou.

Sem a presença de Raquel, Paulo participou de  outros festivais, com intérpretes diversos, e foi premiado em alguns deles como o Festival Nacional de Inverno da Meruoca, CE (2018 e 2019), Festival Ziquito de MPB, Taquaritinga, SP -2020. 

O presidente da Apcef/PE, Marconi Apolo, disse que a vitória no festival de Araçatuba foi merecida. “Temos muito orgulho de nossos representantes no Talentos Fenae/Apcef 2020 e estamos ansiosos pela próxima edição. Talentos artísticos merecem ser reconhecidos e nossa cultura valorizada”, comemorou. 

Festival – A 1ª edição do Canto dos Araçás Festival On-line de MPB ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro deste ano. Ao todo, 20 canções concorreram no festival que teve 145 inscrições. As transmissões foram ao vivo e abertas ao público no canal do Youtube da Óptica Sonora, responsável pela organização do evento.

Compartilhe: