Foi divulgado nesta quarta-feira (22) o regulamento do Música Fenae 2015. A 12ª edição do festival, que será realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Recife (PE), reúne compositores e intérpretes que são empregados, aposentados e pensionistas da Caixa, associados a uma das 27 Apcefs do país. Além das normas, o documento detalha todo o cronograma do evento. A Fenae também disponibilizou o regulamento das seletivas estaduais.
De acordo com o diretor de Cultura da Federação, Moacir Carneiro, um dos avanços é a definição de regras mais claras sobre plágio. “Também acertamos que cada música passará a ter o tempo de até 50 minutos para gravação em estúdio. E também que a inclusão de instrumentos extras deverá ser solicitada no ato da inscrição, a fim de que tudo seja providenciando com antecedência”, diz. Ele acrescenta: “Todas as normas foram discutidas e aprovadas pelo CDN da Fenae, do qual participam todos os presidentes de Apcefs”.
Moacir Carneiro informa ainda que o Música Fenae 2015 será transmitido ao vivo pela internet, por meio do hotsite www.fenae.org.br/musicafenae2015, e que o público poderá escolher a canção de preferência entre as 12 finalistas. “A transmissão e o prêmio do Júri Popular são formas de integrar todos os empregados da Caixa e a sociedade em geral neste importante evento”, frisa o diretor de Cultura da Fenae.
>> Clique aqui e confira o regulamento do Música Fenae 2015.
>> Clique aqui e confira o regulamento das seletivas estaduais.
Cronograma
As Apcefs deverão realizar as seletivas estaduais, que definem os participantes do festival nacional, até o dia 7 de setembro. Já o prazo de inscrição no Música Fenae 2015 será de 21 a 25 de setembro. O sorteio e a divulgação da ordem de apresentação vão ocorrer no dia 6 de outubro. Nos dias 2 e 3 de dezembro, será realizada a fase eliminatória. Doze músicas se classificarão para a grande final, que vai ocorrer no dia 4 de dezembro.
Logomarca
Também foi apresentada nesta quarta-feira a logomarca oficial do Música Fenae 2015. A arte reúne elementos que destacam as características arquitetônicas e culturais da capital pernambucana, fazendo referências ao Maracatu e ao movimento Manguebeat. “A proposta foi aprovada pelo Comitê de Cultura, colegiado criado recentemente que reúne cinco representantes das Apcefs, um de cada região do país. Agora, vamos iniciar a fase de elaboração de peças publicitárias, brindes e troféus”, conta Moacir Carneiro.
>> Clique aqui e conheça a logomarca oficial do Música Fenae 2015.
Histórico
Conhecido originalmente como Festival da Canção dos Empregados da Caixa (Fenec), a primeira edição do evento aconteceu em 1986 na cidade de Vitória (ES). As edições seguintes ocorreram em Manaus/AM (1987), Porto Alegre/RS (1989), Campos do Jordão/SP (1991), São Luís/MA (1993), João Pessoa/PB (1998), Natal/RN (2004), Salvador/BA (2006), Maceió/AL (2008), Goiânia/GO (2010) e Belém/PA (2013).
Fonte: Fenae Net