Noite de premiação no penúltimo dia dos Jogos da Fenae 2022, nesta segunda-feira (14). No xadrez, Arthur Olinto, empregado da Caixa há apenas nove meses, já é campeão do esporte nos Jogos. Atleta da Apcef/PB, ele foi aprovado no concurso para Pessoas Com Deficiência (PCD), realizado no final de 2021.
Arthur conta que durante a pandemia treinou por meio do xadrez online. “Meu treinamento foi resolvendo exercício e praticando na internet, visto que os torneios presenciais estão retornando com mais força agora”, disse. “Estou muito contente em consagrar meu primeiro ano de Caixa com o título de campeão”, alegrou-se.
Sua vida é resumida em fazer amizade, fez questão de contar. E ele tem razão, visto o entusiasmo como os colegas festejaram sua vitória. Sair campeão dos primeiros Jogos é um incentivo para participar dos próximos. “Certamente. Vou continuar estudando, melhorar meu xadrez para representar a Apcef/PB mais uma vez e, quem sabe, conseguir um bicampeonato”, contou.
No tênis de mesa misto, a Apcef/DF foi a campeã. Abner Soares e Yumiko Coutinho treinam em clubes diferentes em Brasília, mas a parceria deu super certo e conquistou a medalha de ouro. É a quinta participação de Abner nos Jogos, com conquistas de medalhas. “Mas é a primeira vez que a Apcef/DF é campeã em dupla mista e estamos muito felizes por conquista esse título inédito”, comemorou Abner. “Inauguramos bem a nossa dupla, já com medalha. Estamos muito felizes”, falou Yumiko, que volta aos Jogos depois de 10 anos.
Nilson Moura, diretor de cultura da Fenae, estava acompanhando as premiações e comemorou o sucesso das competições até esta segunda. “É uma avaliação muito positiva, com grande participação dos atletas e suas famílias. E é gratificante ver a seriedade e lealdade como disputam as partidas e a vibração quando recebem as medalhas. E é isso, os Jogos são momento de integração e alegria”, considerou.
Para Vera Leão, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, os Jogos da Fenae é o evento mais aguardado por todos. Ele integra as pessoas em nível nacional, gera saúde, harmonia e traz a alegria da convivência. É um evento completo. Nos dá um sentimento de dever cumprido porque a gente vê no rosto dos participantes a alegria de estar com a gente”, avaliou a diretora.
Uma dupla muito charmosa conquistou o ouro na Canastra para a Apcef/SC – os senhores Cleudete Grosbelli e Valdijo Medeiros estavam felizes com a vitória. “Somos do mesmo grupo, mas jogamos juntos pela primeira vez nos Jogos. Deu muito certo”, comemorou Cleudete. Valdijo contou que é a décima vez que participa. “Já joguei muito futebol, fui campeão duas vezes no dominó. Temos um grupo chamado ‘Amigos da Canastra’, em Santa Catarina, e jogamos juntos mensalmente. Essa é nossa preparação”, disse, e contou que vai passar a virada do ano em uma festa que vai ter muito jogo de canastra.
Mais premiações – Na noite desta segunda também teve premiação para o Supermaster 55+. O primeiro lugar ficou com a Apcef/PR. A medalha de prata ficou com a Apcef/SP e o bronze para a equipe da Apcef/GO.
A equipe campeã da sinuca foi da Apcef/SE, seguida da Apcef/DF e da terceira colocada, a Apcef/GO.
Apcef/SP foi a equipe campeã do Basquete masculino, numa disputa emocionante, com direito a prorrogação com a Apcef/RS, segunda colocada. Apcef/DF ficou com a terceira posição.
No Futsal feminino, a Apcef/PR, anfitriã da etapa final dos Jogos, levou o ouro. Apcef/SP conquistou a prata e o bronze foi para a equipe da Apcef/DF.
No masculino, depois de quase três horas de disputa, venceu a Apcef/PR. Com a prata, a Apcef/MA. A Apcef/SE conquistou o bronze.
Confira todos os resultados desta segunda-feira: