A APCEF/SP incentiva o esporte e as práticas esportivas para qualidade de vida e bem-estar. Durante a Corrida da Fenae, na cidade de Guarulhos, ocorrida em 29 de maio deste ano, os atletas da APCEF/SP tiveram a oportunidade de conhecer a velocista paralímpica Verônica Hipólito.
Na Paralimpíadas Rio 2016, a atleta participou da prova de atletismo dos 100 metros, que aconteceu na sexta-feira, dia 9, na, e faturou a medalha de prata com a marca de 12s88.
“Foi uma grande satisfação contarmos com presença da Verônica em nosso evento. Ela nos mostrou que é possível superar dificuldades, nos deu uma lição de vida e uma injeção de ânimo para nos mantermos focados em nossos objetivos esportivos”, disse a diretora e atleta Elza Vergopolem.
Trajetória de Verônica
Um tumor no cérebro, diagnosticado em 2008, um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2013, comprometeu os movimentos do lado direito do corpo e a retirada de quase todo o intestino grosso por conta de uma síndrome rara em 2015.
Às vésperas do Parapan de Toronto, ela descobriu que tinha Polipose Adenomatosa Familiar e estava com centenas de pólipos no intestino grosso. Ela decidiu adiar a retirada do órgão para depois das provas no Canadá. Mesmo sem condições clínicas ideais, ela levou três ouros (nos 100m, 200m e 400m T38) e uma prata (no salto em distância T20/37/38).
A cirurgia era apenas o começo de um calvário que durou nove meses. A volta aos treinos só aconteceu no primeiro trimestre deste ano, e Verônica, mais uma vez, precisou contornar um imprevisto: uma ruptura no músculo da coxa, que a tirou das competições por mais um tempo. O retorno definitivo só se deu no Open Internacional de Atletismo, em maio deste ano.
Verônica ainda competirá na Paralimpíadas Rio 2016 no salto em distância, com final no próximo domingo (11), e nos 400m, com decisão na quarta-feira (14).
Principais resultados da atleta
Ouro nos 400m, nos 200m e nos 100m e prata no salto em distância nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto Canadá.
Ouro nos 200m, nos 100m e no salto em distância nos Jogos Parasul-Americanos de 2014, em Santiago, Chile.
Ouro nos 200m e prata nos 100m no Mundial Paralímpico de Atletismo de 2013, em Lyon, França.