Daqui a um tempo, quando você começar a ver pessoas com um capacete robótico pelas ruas, não se esqueça, isso foi feito por brasileiros, pela pesquisa brasileira e por aqueles que nunca se esqueceram de onde vieram”, afirmou emocionado Miguel Nicolelis ao encerrar sua palestra no último Inspira Fenae, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro em São Paulo.

Médico e cientista brasileiro, considerado um dos 20 maiores na sua área, Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência no campo de fisiologia de órgãos e sistemas e cujo objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais.

No vídeo, ele explica o início de sua pesquisa nos Estados Unidos e antecipa o que virá, uma prótese que poderá ser controlada por comandos de celular. Quer saber mais sobre a pesquisa? Acesse www.fenae.org.br/rededoconhecimento e no menu especiais Inspira 2020 assista ao vídeo.

Além da palestra de Miguel Nicolelis, há mais 12 vídeos de especialistas que participaram da edição de 2020 do Inspira Fenae. Vale lembrar que os cursos da plataforma estão abertos a todos os empregados da Caixa desde o dia 6 de abril.

Confira a lista dos vídeos disponíveis

Monja Coen: Como manter-se calmo e focado diante das adversidades.
Tony Ventura: Novas Tecnologias.
Rossandro Klinjev, psicólogo: Futuro e sociedade.
Lygia da Veiga, cientista que coordena a pesquisa “DNA no Brasil”: “Genoma que faz a diferença, a força do brasileiro e a inovação”.
Alessandra Assad, especialista em Neuroliderança: Liderança tóxica.
Laís Souza, atleta: O desafio de recomeçar, a superação na condição de tetraplégica.
Morenno de Macedo, empregado Caixa: Sustentabilidade.
Renato Bitencourt, empregado da Caixa: Tô na rede, experiência no setor de habitação da empresa.
Maria Augusta Ramos, cineasta: Não toque no meu companheiro, direção e experiência no documentário.
Miguel Nicolelis, cientista: Como transmitir os sinais celebrais.
Rogério Ribeiro, empregado da Caixa: Inclusão e futuro.
Kondzilla (Alan Costa Morel): Seguir ou antecipar tendências.
Jair Pedro Ferreira e Sérgio Takemoto: Tijolo por tijolo – Meio século de história do pessoal da Caixa, uma conversa que fala sobre a trajetória da Fenae.

Compartilhe: