A APCEF/SP recebeu denúncia nesta quarta-feira (1/7) sobre o retorno ao trabalho presencial de gerentes e coordenadores da área de T. I. Já foram relatados o retorno de parte dos trabalhadores de áreas ligadas às vice-presidências Agente Operador (Vimar), Logística e Operações (Vilop) e Riscos (Vicor) no início do mês. Agora chegou a vez da vice-presidência Tecnologia e Digital (Vitec).
Apesar de o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista à CNN, afirmar que, após a pandemia, pretende estender o trabalho remoto, por conta da eficiência que a direção da empresa atribui ao modelo de teletrabalho, a direção da Caixa tem determinado que empregados das áreas-meio retornem ao trabalho sem planejamento, justificativa, qualquer informação sobre testagem dos empregados que dividirão o mesmo ambiente ou fornecimento de equipamentos de proteção, como máscaras ou álcool em gel.
São Paulo ainda registra os maiores números totais de contaminações desde a chegada do coronavírus em fevereiro. O estado tem mais de 280 mil casos confirmados e quase 15 mil mortes foram causadas pela doença. O isolamento social ainda é a melhor forma de conter o avanço da Covid-19.
A área de Tecnologia da Caixa é um exemplo da não necessidade de retorno ao trabalho presencial, por motivos óbvios. Essa decisão da Caixa só demonstra que a decisão é politiqueira e não técnica. Qual o sentido de colocar a vida das pessoas em risco?