A APCEF/SP manifesta sua profunda indignação e repúdio com alguns comunicadores e veículos de comunicação da grande mídia que têm desferido violentos ataques, em rede nacional, contra os empregados da Caixa. As críticas dizem respeito às crescentes filas nas unidades do banco público por conta do pagamento do Auxílio Emergencial, além de insinuações quanto à honestidade e à conduta profissional dos empregados.

Importante ressaltar que boa parte das pessoas que ficam nas filas buscam informações sobre o cadastro do Auxílio Emergencial, querem tirar dúvidas por conta do atraso no pagamento ou da não aprovação do benefício, assuntos que não são resolvidos pelos empregados das agências da Caixa. O próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já explicou que essas inconsistências e a demora no tratamento dos dados não são da alçada da Caixa e, sim, da DataPrev, responsável pelo processamento dos dados.

A Caixa faz apenas a operacionalização dos pagamentos. Compete ao banco público a função de operadora e pagadora dos valores dos referidos benefícios. Não é de sua responsabilidade a análise de mérito dos cidadãos requerentes. Não são os empregados da Caixa que deferem ou indeferem pedidos.

Os empregados da Caixa têm superado obstáculos colocados pelo próprio governo, se desdobrando para atender da melhor maneira possível toda a população, colocando, inclusive, sua segurança e saúde em risco. Passam horas e horas sob sol e chuva, organizam filas, perdem hora de almoço, extrapolam jornada, trabalham aos sábados, feriados… tudo para garantir que as políticas públicas definidas pelo governo cheguem até a população, em especial aquela mais carente.

Além de profissionais, são pais, mães e filhos que deixam a segurança de seus lares e arriscam-se para prestar serviços de qualidade à população. Logo, merecem reconhecimento e respeito, assim como tantos outros profissionais das áreas da saúde, segurança, limpeza, abastecimento e imprensa, no reconhecimento e valorização de sua coragem, compromisso e ética com que vêm atuando para amenizar a crise socioeconômica gerada com a pandemia.

Enfim, a APCEF/SP ressalta que todo meio de comunicação deve se pautar por uma atuação responsável e prezar pela ética e pela busca da veracidade dos fatos. Que reavaliem as manifestações injustas contra os milhares de empregados da Caixa, que tanto têm-se esforçado para atender à população, em um trabalho hercúleo, prejudicado principalmente pela falta de planejamento e organização do governo.

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