Neste dia em que se celebra o Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a), a Apcef/SP parabeniza esses profissionais da saúde que tanto têm feito pelos cidadãos, ainda mais, neste período de pandemia, que se arrasta desde o início de 2020.
A origem da data – o dia 12 de maio é celebrado mundialmente desde 1965, contudo, a data foi estabelecida oficialmente apenas em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional da categoria. Ela é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna e fundadora da primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
No Brasil – entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, que relembra outra mulher que se dedicou à mesma profissão, pioneiramente, em nossa terra: a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), uma mulher de posses, que deixou uma vida tranquila para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando dos soldados brasileiros na frente de batalha.
“Não poderíamos deixar de prestar homenagem a esses profissionais da linha de frente da saúde, que lutam, dia a dia, para salvar vidas, colocando as suas em risco”, afirma o diretor da Apcef/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva. “Nós, empregados da Caixa, que também estamos na linha de frente com o nobre compromisso de atender à população no pagamento do auxílio emergencial, respeitamos o trabalho que é feito por todos – e que ganhou destaque apenas nesse momento de pandemia, e agradecemos o cuidado que têm desprendido a toda a população, incluindo muitos colegas da Caixa”, completa. “Lutamos pela vacina para todos já, pois sabemos que esse é o caminho para o declínio e a extinção das altas taxas de mortalidade que estamos presenciando diariamente”, finaliza.