A cidade de São Paulo poderá ter um feriadão de seis dias a partir desta semana para aumentar a taxa de isolamento social e reduzir o contágio do coronavírus.
A prefeitura de São Paulo irá antecipar dois feriados municipais, de Corpus Christi e da Consciência Negra, para a próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21). Já o governo do Estado deve encaminhar projeto de lei para antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, de 9 de julho, para a próxima segunda-feira (25). Se a proposta for aprovada em âmbito estadual, será decretado ponto facultativo para o funcionalismo público na sexta-feira (22).
No entanto, o programa “Brasil Urgente” da Band desta segunda-feira (18) disse que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que as agências da Caixa permanecerão abertas para pagamento do Auxílio Emergencial, independentemente da antecipação dos feriados em São Paulo.
Importante ressaltar que os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial para quem recebe através da poupança social digital só serão liberados em 30 de maio. Até esta data, são permitidos apenas pagamentos de contas pelo aplicativo Caixa Tem. No pagamento da primeira parcela, o maior volume de atendimento presencial nas agências foi registrado durante o saque em espécie a estes beneficiários.
Mais uma medida descabida – As entidades que representam os bancários são contra a abertura das agências da Caixa nestes dias, pois a abertura prejudica os esforços em busca da contenção do avanço do coronavírus. Se não houver comprometimento em seguir as medidas de prevenção, a crise sanitária se estenderá e ficaremos cada vez mais distantes de seu desfecho. A sociedade, então, sofrerá mais e por mais tempo.
O Departamento Jurídico da APCEF/SP está avaliando se há medidas cabíveis contra eventual abertura das agências nestas antecipações de feriado.