A direção da Caixa têm se especializado, nos últimos tempos, a tomar decisões diante de determinados problemas que, ao invés de resolvê-los, termina por ampliá-los. Ignorando o fato de que a raiz do problema das aglomerações nas agências é a falta de informações da população sobre o Auxílio Emergencial, dúvidas no cadastramento e problemas no acesso ao aplicativo (o que é dito por 10 entre 10 empregados que atuam na triagem das filas), a aposta da direção do banco é aumentar as aglomerações, anunciando a abertura de parte das agências no feriado e no sábado e a extensão de seu horário de funcionamento. Com isso, ela junta pessoas que buscam resolver problemas cuja solução não é oferecida pelas agências, expondo empregados e clientes a riscos de maneira absolutamente desnecessária.

A estes equívocos, a diretoria somou mais um: foi anunciado hoje a abertura do portal “queroatender.caixa”, para que os trabalhadores manifestem interesse em se “voluntariar” para atendimento à população. Mais uma medida inócua (não resolve e nem minimiza o problema das filas) que só tem como efeito expor os empregados e reduzir o isolamento social.

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O próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, admitiu, em entrevista a uma grande emissora de rádio, que há problemas com o sistema e que não havia sido dimensionada corretamente a quantidade de pessoas atendidas pelo Auxílio Emergencial. Não é aumentando o quadro de empregados nas unidades, portanto, que a demanda da população será satisfeita, já que o saque do benefício para os titulares da poupança social digital não é feito nos guichês de caixa e, sim, no autoatendimento, lotéricas e bancos 24 horas.

Acordo Individual – Importante ressaltar que o portal “queroatender.caixa” em outra ação (manifestação de interesse em trabalhar aos sábados para pagamento do FGTS) escondia um Acordo Individual. Não assine nenhum termo antes de consultar os sindicatos e associações. Fale conosco, envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Campanha de esclarecimento – As entidades que representam os trabalhadores têm alertado a direção da Caixa, há vários dias, de que medidas como abertura antecipada, nos feriados e fins de semana e, agora, o retorno de empregados às agências são inócuas.

Para diminuir as filas, é preciso ajustar os sistemas e fazer uma ampla campanha de esclarecimento à população, além do agendamento para atendimento presencial, distribuição de senhas e monitoramento externo das filas por empresas especializadas.

:: Filas desnecessárias continuam. Caixa, faça campanha de esclarecimento!

Afrouxar as medidas de contenção da proliferação do vírus tomadas pela Caixa e colocar a saúde dos empregados e da população em risco não irá resolver o problema das filas nas agências.

Denuncie – Caso alguém se sinta pressionado a aderir ao chamado voluntariado, entre em contato com a APCEF/SP pelo sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui.

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