A direção da Caixa divulgou nota nesta quarta-feira (6) sobre uma “redução considerável das filas nas agências em todo o país”. Independente do fato de haver filas “escondidas” no interior das unidades, o movimento de pessoas nas agências reduziu com relação à segunda e terça-feira, inclusive em função do término do calendário para saque das contas digitais.

Então, qual a necessidade de abrir todas as agências no sábado, 9 de maio, como a Caixa e o Ministério Público de alguns Estados pleiteia? Os empregados estão exaustos, física e psicologicamente. Há relatos de agressões verbais e até físicas pelo país. Muitos, principalmente o pessoal da gerência, têm chegado antes das 7 horas para abrir as unidades e trabalhado muitas horas seguidas.

Medidas – Entre as medidas para reduzir filas, a Caixa anunciou parcerias com prefeituras de cerca de 500 cidades, que disponibilizaram estrutura e contribuíram para a sinalização e organização das filas. Também teve início uma campanha de orientação à população nas rádios.

Na terça-feira (5), o governo lançou um site para quem precisa acompanhar a situação do pedido do Auxílio Emergencial. Além do site da Caixa, a consulta pode ser feita também em www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Todas estas medidas fizeram parte das reivindicações das entidades representativas dos empregados desde o início do pagamento do Auxílio Emergencial, mas só agora foram colocadas em prática pela Caixa.

Neste momento, a Caixa deve ser coerente com sua própria nota, e rever a abertura das agências no sábado. Se zerou fila, não precisa abrir sábado.

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