A Apcef/SP, junto com a Agecef/SP, Agecef/CP, Agecef/SP Interior e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região enviou ofício (clique aqui para ler o documento) à Vired e à Geret requerendo a ampliação do prazo para que os gerentes gerais de Rede apresentem certificação CPA-20. O assunto também foi tratado na reunião da mesa permanente ocorrida em 11/5.
As entidades receberam relatos sobre uma atualização do MN RH 142, que informa que, a partir de 1º de julho, a certificação exigida para o exercício da função de gerente geral de Rede deixa de ser a CPA-10 e passa a ser a CPA-20. A exigência estende-se aos substitutos eventuais, conforme previsto no MN RH 184, item 3.7.1.
Acontece que a Anbima, associação responsável por conceder a certificação, suspendeu a aplicação dos exames em função do agravamento da pandemia de Covid-19, prevendo que a retomada das inscrições ocorra a partir de junho. Desta forma, o prazo para a obtenção da certificação é insuficiente.
“O descomissionamento de gerentes que acumularam experiência no decorrer de sua carreira e já comprovaram a capacitação para exercerem suas funções pela não obtenção da certificação recém-exigida prejudica tanto a Caixa, que perderia profissionais qualificados, já testados e experientes, quanto os empregados, que teriam uma abrupta interrupção em suas trajetórias profissionais na empresa”, reforça o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
:: Caso tenha problemas por conta das certificações exigidas, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.