Diretores da APCEF/SP visitaram agências das SEVs Franco da Rocha, Vital Brasil e João Dias nesta segunda-feira (13) e encontraram unidades extremamente lotadas. Em uma delas presenciaram cerca de 300 pessoas aguardando atendimento às 9 horas.

A maioria buscava apenas informações sobre o cadastramento do Auxílio Emergencial ou queria tirar dúvidas sobre o pagamento. A Caixa e o governo precisam, com urgência, fazer uma campanha maciça de esclarecimento à população, já que estes serviços não são oferecidos no banco público.

O quadro reforça a reivindicação feita pela APCEF/SP e demais entidades representativas à Caixa da criação de sistema de agendamento e senhas para atendimento ou, alternativamente, da organização das filas por meio de senhas com horário previsto para atendimento.

Também foram encontradas diversas pessoas que não conseguem realizar o cadastro e sequer têm acesso à internet. Neste caso, é importante que o poder público (as prefeituras e o governo estadual) disponibilizem auxílio para o cadastramento, assim como acontece com o Bolsa Família. O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras.

:: Clique no link para baixar o folheto informativo (PDF) ou o folheto com calendário de pagamento (PDF). A sugestão é que as agências façam a impressão e distribuam nas filas, para evitar que as pessoas fiquem aguardando atendimento para serviços que não são oferecidos pela Caixa.

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