Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, irá lançar o livro “Rompendo barreiras” no dia 10 de dezembro na sede social do Sindicato dos Bancários do ABC.

O lançamento do livro autobiográfico está marcado para começar às 17h. O local fica na Rua Xavier de Toledo, 268, centro de Santo André.

Trajetória

Rita Serrano participa do Conselho de Administração da Caixa desde 2014, quando então ocupou o cargo de suplente, sendo eleita titular em 2017. Em 2019 concorreu com mais de 200 candidatos e foi reeleita com votação recorde, 82% dos votos de um total de 26 mil eleitores. Já em 2020, bateu novo recorde e foi reeleita com 90,78% dos votos. Ele recebeu 19 mil dos 21.923 votos.

Ela reúne essa experiência e condições acadêmicas e técnicas exigidas para o posto, pois é mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História, com especialização em Governança Corporativa para conselheiros.

Tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha Se é Público é para todos no País. Também é diretora na Fenae.

É autora de dois livros: O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra, publicado em 2007, e Caixa, banco dos brasileiros. Também é coautora na publicação Se é público, é para todos, que reúne textos sobre empresas públicas – o de Rita aborda a Caixa. Tem artigos sobre o tema em publicações impressas e virtuais, como no Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS, o Conjuscs, da Universidade de São Caetano, entre outros.

Empregada da Caixa Econômica Federal desde 1989, ocupou várias funções no banco. Concilia as atividades com a maternidade, pois é mãe de dois filhos. Como conselheira, é das poucas do País, que hoje conta com menos de 10% de mulheres em cargos executivos.

Compartilhe: