A Caixa divulgou neste domingo (22) novas iniciativas de prevenção ao coronavírus para seus empregados, clientes e usuários. Entre elas está autorização para que 70% dos bancários de agências trabalhem em home office, com atendimento via WhatsApp e demais atividades operacionais das unidades (veja detalhes abaixo).
Para a representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano, as novas medidas são consequência da pressão dos empregados do banco e de seus representantes, entre eles o movimento sindical e associativo. “As ações anunciadas neste domingo ampliam o resguardo à saúde dos trabalhadores e sociedade. Depois do caos verificado nas agências no final da semana passada, com filas e aglomerações, a cobrança por providências urgentes aumentou, resultando nessas novas iniciativas de proteção”, avalia, lembrando que na última reunião do CA listou as preocupação de empregados, clientes, terceirizados e usuários do banco.
Os 30% que atuarão em serviços essenciais (como compensação e alguns serviços na área social, que não podem ser interrompidos por lei) poderão fazê-lo de forma intercalada, em regime de escala semanal. “É importante que todos contribuam informando os canais alternativos de atendimento para que não ocorra mais aglomerações. A Caixa é um banco público, indispensável para os trabalhadores brasileiros e o desenvolvimento do País, especialmente em momentos de crise como o que vivemos agora”, aponta a conselheira.
Ela antecipa que, no próximo dia 25, quando haverá nova reunião do CA, o assunto certamente estará na pauta e, se necessário, serão cobradas novas medidas. “Estarei atenta aos desdobramentos, assim como o movimento sindical fiscalizará a aplicação das iniciativas”, afirma.
Confira, abaixo, as principais medidas anunciadas pelo banco neste domingo.
▪ Aumento limite de Saque R$ 2 mil para 3 mil reais nas Lotéricas / R$ 2 mil nos CCAs.
▪ Aumento de TEV para R$ 5 mil.
▪ Alteração de limites de movimentação para R$ 10 mil por validação ATM/WhatsApp.
▪ Autorização para aumento de limites pelo WhatsApp por solicitação do cliente.
▪ Implantação do WhatsApp Corporativo, cada agência terá um número para contato dos clientes com a equipe.
▪ Mensagens SMS para clientes para Pausa, resposta por SMS.
▪ Atendimento presenciais serviços essenciais: Pagamentos benefícios sociais
▪ Autorização para que 70% dos empregados de agências trabalhem em home office: atendimento via WhatsApp e demais atividades operacionais das agências
▪ Obrigatoriamente: gestantes/lactantes, adultos mais de 60 anos, portadores de doenças específicas, tratamento de câncer e pessoas com deficiência.
▪ 30% dos empregados em regime de escala semanal.
▪ Focar atuação na sala de atendimento: abastecimento de numerário e processamento de depósitos
▪ Interior das agências: saque de INSS/seguro desemprego/seguro defeso/abono salarial/FGTS sem cartão e senha, desbloqueio de cartão e conta.
▪ Abertura antecipada em 1 hora para o grupo de risco.
▪ Aquisição emergencial de álcool em gel para as agências que não estão conseguindo adquirir localmente.
▪ Antecipação da campanha de vacinação contra gripe de julho para o início de abril