Em meio ao cenário de ataques do governo e da direção da Caixa, os trabalhadores do banco público realizarão seu congresso nos dias 10 e 11 de julho. Por conta da pandemia do novocoronavírus (Covid-19), o 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) se dará pela primeira vez de forma virtual. Está prevista a participação de 280 delegadas e delegados que definirão as estratégias de luta e a pauta de reivindicações da categoria para Campanha Nacional 2020.
“É muito importante a mobilização dos empregados na definição de nossas prioridades e na construção da nossa estratégia de luta em defesa da Caixa 100% Pública, dos nossos direitos e empregos. Enfrentamos uma conjuntura adversa, de ataques, tanto em relação ao governo federal quanto da direção do banco. Portanto, é muito importante que estejamos mobilizados, unidos e organizados. Só a luta nos garante”, enfatiza o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Dionísio Reis.
O calendário, critérios de participação e temário do Congresso já estão definidos e foram repassados às entidades sindicais. Até 25 de junho deverão ser inscritas as teses das forças políticas que atuam no movimento dos empregados da Caixa; 4 de julho será a data limite para realização dos fóruns ou encontros estaduais/regionais; o prazo para inscrição das delegações será encerrado em 5 de julho e o link para as inscrições será disponibilizado oportunamente. Também será divulgado, posteriormente, comunicado com as instruções de acesso ao sistema do 36º Conecef. As entidades sindicais são orientadas a respeitar a cota de gênero de 50%, sendo seu cumprimento obrigatório e sujeito a cortes nas delegações até a proporção indicada.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, convoca os empregados da Caixa para participarem dos debates que irão construir a pauta de reivindicações da categoria. “O Congresso vai definir uma série de ações para o momento que estamos atravessando. É fundamental que os empregados fiquem atentos as resoluções que serão definidas neste Conecef, porque essas deliberações irão pautar a nossa luta por melhores condições de trabalho e principalmente em defesa da Caixa. Não podemos permitir que o banco continue sendo atacado”, reforça o dirigente.
O principal fórum de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa terá os seguintes eixos e temas:
Eixo 1 – Defesa da Vida
Democracia;
Empresas Públicas;
Bancos Públicos;
Defesa da Caixa 100% Pública.
EIXO 2 – Saúde
Saúde e Condições de Trabalho;
Saúde Caixa;
Funcef.
EIXO 3 – Direitos
CCT e ACT;
Contratações.