O presidente da CUT, Vagner Freitas, divulgou um vídeo nas redes sociais fazendo uma convocatória aos cidadãos brasileiros, para que todos se engajem na luta em defesa do patrimônio público e da soberania nacional, contra as privatizações.
Segundo Vagner, os golpistas “estão entregando todo o patrimônio brasileiro a preço de banana para quem financiou o golpe fora do Brasil”. Ele diz que o caminho é “lutar pelo conteúdo nacional, lutar pelo pré-sal, lutar pela Eletrobrás, lutar pelas terras indígenas, pela água, enfim, pela nossa soberania”.
Vagner chamou a participação no ato pela soberania nacional, que está marcado para o Rio de Janeiro, na terça 3, às 11h da manhã, em frente ao prédio da Eletrobras.
Bancários nas ruas – Os bancários, como sua história manda, estarão na linha de frente de defesa do patrimônio nacional, ao lado de eletricistas, petroleiros e funcionários da Casa da Moeda. Participarão também a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Plataforma Operária e Camponesa da Energia, além da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Todos esses segmentos questionam o governo ilegítimo de Michel Temer, por essa ofensiva privatista que incluiu a venda, no final de setembro, de quatro hidrelétricas da Cemig.
A política de entrega do patrimônio público, venda ou sucateamento das empresas públicas,e concessões desmedidas fazem parte de uma política de desmonte do Estado, que inclui a desuqalificação do serviço público e o esvaziamento das políticas.