Em agosto, a Apcef/SP leva seus associados para conhecer o bairro da Mooca, um dos mais antigos de São Paulo. A região é marcada pela influência da imigração italiana, que povoou suas ruas e lá fortaleceu raízes.

O passeio está marcado para o dia 15 de agosto, quinta-feira, a partir das 8h30. O ponto de encontro será na Universidade São Judas Tadeu, que fica na Rua Taquari, 546. Será percorrido um trajeto de cerca 6,5 km a pé, com parada para almoço. 

:: Clique aqui para se inscrever.

História do bairro – A região da Mooca começou a ser mais explorada com o desenvolvimento do centro da cidade, mas o primeiro marco histórico sobre o bairro consta de 17 de agosto de 1556. Nesta época, o local era povoado pelo povo indígena, o qual deu nome a Mooca, que significa “faz casa”, em alusão às primeiras casas que os brancos levantaram.

Um dos maiores atrativos que caracterizavam a Mooca era a presença de um “rio de muitas voltas” chamado Tamanduateí, que deságua no Tietê, mas hoje, infelizmente, é canalizado e poluído.

No primeiro século pós-império, a Mooca era repleta de grandes casas e chácaras, e até recebeu a ilustre morada do Regente Feijó. Ao longo dos anos, a região foi sendo loteada e passou a receber vendas e pequenas fábricas, que, ao longo da história, constituíram um dos principais pólos industriais do século XX. Da cultura indígena restaram os nomes das ruas: Javari, Taquari, Cassandoca, Itaqueri, Ariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé, Iucatan, Piratininga, Puris, Juatindiba e outras inúmeras cujos nomes foram substituídos.

Com o forte potencial econômico, o bairro recebeu o estádio de futebol do Clube Juventus, e também a forte imigração italiana que povoou a Mooca e lá fortaleceu suas raízes. Os descendentes de italianos participam ativamente, até hoje, como mooquenses mais do que verdadeiros. A tradição do bairro é estampada na arquitetura dos enormes galpões que alojavam as fábricas e indústrias.

:: Dúvidas? Entre em contato com o Departamento de Eventos pelo (11) 97612-3900 (WhatsApp), 3017-8331 ou convites@apcefsp.org.br.

Compartilhe: