“Salve a Fernandinha” é o nome da campanha que está movimentando a internet. Com o mote de “Já pensou se fosse a sua filha?”, a campanha está sendo feita com trabalho voluntário de publicitários, jornalistas e influencers. Tudo para ajudar a família de Fernanda Manzutti da Rocha, a Fernandinha, a superar o seu diagnóstico de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) com um tratamento que só existe nos EUA, chamado de Car-T Cell, e que custa em torno de U$ 1,5 mil (R$ 10 milhões).
Fernandinha é filha da empregada da Caixa de Jundiaí, Melissa Manzutti.
Apesar de ter sido sempre uma menina cheia de saúde, Fernandinha começou a sentir muitas dores nas pernas no final do ano de 2019. Como era muito ativa, fazia balé, jazz, natação e ainda participava do corpo de baile da escola onde dançava, a princípio, a família achou que seria natural ou até as chamadas “dores do crescimento”.
Mas, em fevereiro do ano passado, as dores se intensificaram e a família começou a peregrinação por médicos e especialistas até conseguir o diagnóstico definitivo: Fernandinha sofria de Leucemia Linfóide Aguda (LLA), mais conhecida como câncer no sistema imunológico, uma doença agressiva.
De lá para cá, tudo o que podia ser feito no Brasil foi tentado, mas os resultados não foram os esperados. E mesmo a hipótese de um transplante de medula não poderia ser testada no caso de Fernanda porque a taxa de remissão da doença precisaria estar, no máximo, em 5%. Então, a última esperança é um tratamento revolucionário de terapia genética conhecido e aprovado no exterior recentemente, mas não disponível no Brasil, conhecido como Car-T Cell, com ótimas possibilidades de cura.
“É dentro desse quadro de impotência, vendo nossa filha morrer aos poucos a cada dia e sem recursos para bancar o tratamento lá fora, que tivemos a ideia de uma mobilização em prol da vida com uma campanha séria que pudesse juntar pessoas solidárias em torno de uma vida que ainda está apenas começando”, salienta Melissa Manzutti, mãe de Fernandinha.
Os custos do tratamento, somados aos gastos com hospedagem e internação chegam aos R$ 10 milhões. Até agora, só no site de financiamento coletivo, foram arrecadados quase R$ 100 mil. Para colaborar ou conhecer mais sobre a campanha acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/salve-a-fernandinha ou @salveafernadinha no Instagram.