A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e com a participação direta das Apcefs, busca contribuir, por meio de ações de desenvolvimento sustentável, para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade no país. Com isso, o presidente Sergio Takemoto, anunciou, nesta quinta-feira (14), que a Fenae vai contemplar todos os 27 projetos enviados por meio do terceiro edital de seleção de projetos de inclusão social.
Em reunião com representantes das coordenações regionais da ONG e das 27 Apcefs do país, Takemoto fez questão de ressaltar a importância desta ação, realizada pela Federação, em parceria com as Associações do Pessoal da Caixa e Moradia e Cidadania.
“É uma alegria imensa para nós, da Fenae, fazer parte deste momento histórico. Chegar na terceira edição deste edital e ver todas as Apcefs e coordenações sendo contempladas é uma satisfação enorme. Tive a oportunidade de conhecer, em 2023, alguns dos projetos já beneficiados e fiquei bastante emocionado. Espero que, no próximo ano, estejamos cada vez mais próximos na realização de sonhos e na construção de uma nova realidade para o país”, saudou Takemoto.
O vice-presidente da Fenae, Cardoso, destacou que uma das expertises da entidade é trabalhar com responsabilidade social. “O momento é de alegria e agradecimento a todos os envolvidos por tocar essa ação de forma tão consciente e responsável. A luta incansável dos empregados e das empregadas da Caixa, com um governo que tem um olhar social, garantiu o sucesso de atingirmos os 27 estados neste edital. Nós estamos além dos balcões da Caixa, estamos ajudando a construir um país mais justo e solidário”, destacou.
A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda.
Laurêncio Körbes, presidente da Moradia e Cidadania, falou do objetivo da ação e ressaltou a importância da atuação e da parceria com a Fenae. “Agradeço especialmente ao presidente Sergio Takemoto, que, junto com os presidentes das Apcefs, tem sido um grande entusiasta deste projeto. O nosso objetivo é contribuir para a redução das desigualdades no Brasil. Nós, empregados e empregadas da Caixa, não medimos esforços para agir e colaborar com mais esse edital que, felizmente, alcançou todos os estados brasileiros”, comemorou.
Durante a reunião de anúncio dos projetos contemplados, as representantes da Fenae Giselle de Menezes e Lourdes da Silva também agradeceram o trabalho de todos os envolvidos, anunciaram os nomes da equipe que irão compor o comitê gestor do projeto no próximo ano e informaram os próximos passos para os coordenadores e Apcefs. Além disso, Lourdes apresentou um balanço dos projetos inscritos.
Em 2024, a previsão é de que os 27 projetos inscritos, que atenderam os requisitos do edital, irão beneficiar diretamente 1.859 pessoas e 7.436 indiretamente. Serão 19 projetos na área de educação e 8 de inclusão produtiva. Todos eles estão amparados por ações alinhadas a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 2 (fome zero e agricultura sustentável), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades).
Conheça os nomes 27 projetos que receberão apoio da Fenae em 2024:
Acre: Saber para Futuro II
Alagoas: Pães Caseiros Artesanal
Amazonas: Fortalecer
Amapá: Reforço Escolar
Ceará: Projeto Curió
Bahia: Geração de Renda e Proteção Ambiental
Distrito Federal: SOS Alfabetização-DF
Espírito Santo: Projeto Integração
Goiás: Lutando por Cidadania
Maranhão: Cantinho da Alfabetização
Minas Gerais: Economia Solidária – Um Novo Começo em Movimento
Mato Grosso do Sul: Amor que Envolve e Desenvolve
Mato Grosso: Projeto Social Taekwondo
Pará: Renda Eletrificada
Paraíba: Na ponta do Pé e na Ponta do Lápis
Pernambuco: Reforço Escolar da Gabriela Feliz
Piauí: Costurando Laços de Amor
Paraná: Superação
Rio de Janeiro: Informática para Crescer
Rondônia: Navegador Reforço de Cidadania
Roraima: SOS Alfabetização-RR
Rio Grande do Norte: Aprendendo com Letras Números e Bolas
Rio Grande do Sul: Escola de Artesanato e Hospedagem
São Paulo: Conectados para o Futuro
Sergipe: Transformar e Educar
Santa Catarina: Pequeno Guarani
Tocantins: Coletivo de Mulheres do Tocantins