No Dia Mundial da Infância, comemorado neste 21 de março, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) destaca dois projetos sociais voltados à educação, à cultura e ao lazer, que prometem fazer a diferença na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social na Paraíba e no Paraná. Ambos foram selecionados no edital de 004 da Fenae e das Apcefs, e serão executados em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

Na Paraíba, o projeto “Plié na Ponta do Lápis” vai atender cerca de 40 crianças que moram na comunidade Portal do Sol, localizada no entorno da Apcef/PB, com aulas de reforço escolar e de Ballét para meninas. Já no Paraná, o projeto Futuro Sustentável desenvolvido pela Apcef/PR promete levar aulas de teatro e reforço escolar para cerca de 60 crianças. Além disso, as iniciativas oferecerão suporte psicológico e psicopedagógico aos atendidos.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, as iniciativas reforçam o compromisso da entidade em ajudar no desenvolvimento das crianças que estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente na fase da primeira infância. “Mais uma vez, a Fenae e a Apcefs uniram as mãos com a ONG Moradia e Cidadania para transformar a realidade de crianças em todo o Brasil. Esses dois projetos são apenas um pequeno exemplo da grande revolução pela educação que vamos promover em todo o país por meio do edital 004 da Fenae e das Apcefs”, afirma Takemoto. 

Saiba mais sobre os projetos

 O projeto Plié na Ponta do Lápis promete, através do ballet e da mediação de leitura, fortalecer o desenvolvimento psicossocial e comportamental dos participantes, oferecendo um espaço de aprendizado e acolhimento. Para isso, a Apcef/PB preparou uma sala especial para que as atividades da dança fossem realizadas.  Além das aulas, as crianças contarão com o acompanhamento de uma psicóloga, que estará atenta às questões emocionais que possam surgir durante os encontros. Para garantir a nutrição adequada, será servido lanche todos os dias, com o cardápio elaborado pela nutricionista da Associação.

A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania na Paraíba, Kátia Maria Diniz Pedrosa Soares, fala da importância do projeto. “Desde o segundo edital, trabalhamos com crianças da comunidade. Acredito que esses projetos estão contribuindo muito para o desenvolvimento dessas crianças, tanto emocionalmente quanto pessoalmente. São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e muitas sofrem com abusos dentro das suas próprias casas. Esse projeto vai ajudar tirar essas crianças das ruas e de contato com as drogas”, enfatiza.

No Paraná, o projeto Futuro Sustentável atenderá crianças da Vila Audi-União, no bairro Uberaba, em Curitiba (PR). Das 60 crianças selecionadas, 40 participarão das aulas de reforço escolar e 20 integrarão o curso de teatro. As aulas serão realizadas em um espaço preparado dentro da Apcef/PR.

Um dos diferenciais do projeto é a inclusão, pois algumas crianças atendidas têm Transtorno do Espectro Autista ou TDAH. Para garantir um melhor acompanhamento, a sala de aula contará com um monitor extra, além do suporte psicopedagógico.

A diretora do projeto Futuro Sustentável, Jeniffer Camila Bertasso Miara destaca a importância do projeto para as crianças. “O projeto é importante para dar mais oportunidades para as meninas e meninos atendidos. Muitas delas vivem em situação de vulnerabilidade social e não têm oportunidade de ter um acompanhamento psicopedagógico”, destaca a professora.  “Sabemos que a primeira infância da criança, de zero até 12 anos, é a fase mais importante da vida de um ser humano, onde vai definir a estrutura da sua vida e da sua fase adulta. Não são simples aulas de reforço. São aulas, são encontros que vão estruturar esta criança para que ela possa ser um adulto mais preparado para a vida adulta”, conta a Jeniffer.

Futuro Brilhar


Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar.   Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

Compartilhe: