Superar é vencer adversidades e momentos difíceis. Com esse propósito, o projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/PR, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, realiza atividades voltadas para preparar jovens adolescentes a superarem desafios e entrarem na fase adulta com mais confiança. Atualmente, o Projeto Superação atende cerca de 30 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social na Vila Audi-União, localizada no bairro Uberaba, em Curitiba/PR.

Na última quinta-feira (14), a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto desenvolvido na entidade Obra Social Santo Aníbal. Para Lourdes, o projeto carrega em seu nome o espírito de resiliência e o caminho para o crescimento pessoal e profissional dos adolescentes atendidos. “Saio daqui completamente reenergizada. A visita aos projetos de Santa Catarina e do Paraná mostra que estamos no caminho certo, contribuindo efetivamente para a construção e execução de iniciativas que elevam os beneficiários a um novo patamar de aprendizado”, afirmou. “O Projeto Superação incentiva esses adolescentes a refletirem sobre suas vidas, praticando o autoconhecimento e o reconhecimento de seu potencial, além de se prepararem para o mercado de trabalho. Esse projeto trouxe uma nova perspectiva para esses jovens e, com certeza, garantirá que façam boas escolhas no futuro”, destacou Lourdes.

O vice-presidente da Apcef/PR, José Tanaka, fez questão de enaltecer o fortalecimento da parceria entre as entidades envolvidas para o sucesso do projeto na promoção da transformação social da comunidade e das crianças atendidas. “Estamos colhendo os frutos que plantamos quando o projeto foi iniciado. Foi muito gratificante ouvir das próprias crianças as transformações que as atividades trouxeram para suas vidas, como os ensinamentos na escolinha de futebol, a melhora no desempenho escolar e as lições que levarão para a vida adulta”, elogiou Tanaka.

A  vice-coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no estado, Ana Maria Lucca Sandri, reiterou a importância da parceria entre as entidades para ajudar os jovens a superarem desafios. “As crianças e adolescentes atendidos vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. O Projeto Superação é essencial para que, no contraturno escolar, eles participem de atividades que os preparem para o mercado de trabalho, como o programa Menor Aprendiz, apoio psicopedagógico e escolinha de futebol”, destacou Ana Maria.

Superando desafios

A Obra Social Santo Aníbal é liderada pelo Padre Luciano Gregório. Segundo ele, as atividades são direcionadas a orientar adolescentes para oportunidades futuras de crescimento pessoal e profissional, como a elaboração de currículos e, principalmente, a promoção do protagonismo e autonomia dos jovens atendidos. “O trabalho desenvolvido pelas psicopedagogas Francielle e Susana tem um impacto significativo na vida desses adolescentes, proporcionando estratégias e ferramentas para a superação de dificuldades e a elaboração de projetos de vida. Eles estão sendo preparados para participar de entrevistas e processos seletivos de emprego, além de desenvolverem protagonismo e autonomia”, explicou Padre Luciano.

Mais atividades

A visita da diretora ao projeto foi marcada por uma série de atividades especiais com os adolescentes atendidos. Na tarde de quarta-feira (14), representantes da Apcef/PR e da ONG Moradia e Cidadania deram início à programação com a entrega de uniformes para os novos alunos. O Padre Luciano Gregório acompanhou de perto as crianças na escolinha de futebol. Uma surpresa emocionante foi proporcionada pelos atletas associados da Apcef, que se mobilizaram para presentear os jovens com chuteiras novas — um item essencial para as atividades esportivas e que, sem dúvida, trará muita alegria aos participantes.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

Compartilhe: