De Norte a Sul do Brasil, projetos da Federação Nacional das Associações da Caixa (Fenae) e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, estão mudando vidas e trazendo esperança para milhares de pessoas. Em outubro, o destaque vai para o projeto Navegador – Reforço de Cidadania, que vem revolucionando a educação de crianças em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho (RO), com um olhar especial para aquelas que são refugiadas. Um verdadeiro exemplo de solidariedade e transformação social.
Atualmente, a iniciativa atende cerca de 60 crianças com déficit de aprendizagem, vindas de escolas públicas. Entre elas, quatro refugiadas do Haiti. No Centro Social Madre Mazarello, além de aulas de reforço escolar, essas crianças têm acesso a atividades culturais, esportivas e recreativas, trazendo benefícios concretos na aprendizagem, como melhorias na leitura, escrita e matemática.
O projeto faz a diferença na vida de diversas crianças, como na da pequena a Manoella Nascimento, de 8 anos. A cabelereira Irene Nascimento compartilha que o projeto de reforço escolar Navegador tem sido fundamental para a melhoria no aprendizado de sua filha, especialmente na leitura e escrita. Mãe solo de duas meninas, Irene pagava pelo reforço, mas não pôde continuar devido ao custo. Ao descobrir o projeto, conseguiu inscrever a filha e notou uma melhora significativa no desempenho escolar.
A cabelereira ressalta a importância do projeto para manter as crianças ocupadas com atividades educativas durante a manhã, ao invés de passarem o tempo em frente à TV ou celular. “O projeto de reforço escolar ajudou muito a minha filha, especialmente na leitura e na escrita. Antes eu pagava por esse apoio, mas ficou fora do meu orçamento. Desde que ela começou no projeto, vi uma melhora enorme no rendimento. É muito importante porque, além de ocupar o tempo com algo educativo, a qualidade do ensino faz toda a diferença. Só tenho a agradecer!”, conta.
Muitas das crianças atendidas, tem a educação prejudicada por terem pais não alfabetizados, sem conhecimento pedagógico de ensino ou orientação. Outros que não disponibilizam de tempo para este exercício com os filhos, agravadas pelas dificuldades financeiras.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, relatos como o da cabelereira Irene são verdadeiros incentivos para continuar trabalhando para ajudar mais pessoas em todo o Brasil. “Por onde andamos, vemos exemplo de como a união e a solidariedade são fundamentais para transformar a vida dessas pessoas. Isso é muito gratificante e impulsionador para continuarmos o trabalho e ampliarmos para que mais pessoas sejam atendidas”, enfatiza Takemoto.
O presidente da Apcef/RO, Eudes Guido, ressalta a profunda transformação social proporcionada pelo projeto, especialmente na vida das crianças e das suas famílias. “É incrível ver o impacto positivo nas crianças e nas pessoas que trabalham no centro. Os pais sentem um orgulho imenso ao verem seus filhos participando das atividades, como o reforço escolar. Muitos reconhecem que, se não fosse por isso, seus filhos poderiam estar nas ruas, expostos a riscos”, conta o presidente da Apcef/RO. “Eles não só aprendem, mas convivem em um ambiente seguro e acolhedor. Até mesmo o lanche oferecido faz uma diferença enorme, pois muitas dessas crianças não teriam acesso a esse simples gesto em casa. O projeto realmente transforma vidas”, finaliza Eudes.
Para Hianna M. Corá, uma das coordenadoras da ONG Moradia e Cidadania no estado, a parceria com a Fenae trouxe um impacto significativo. “Essa união de forças nos permitiu ir além do que imaginávamos. No início, o projeto atendia 30 crianças, e agora conseguimos apoiar 60”, comemora Hianna. Ela destaca como o projeto transforma vidas: “Muitas dessas crianças não têm a presença constante dos pais em casa e, sem estímulos, acabam não enxergando o valor dos estudos ou um futuro diferente. O projeto traz essa esperança, reforçando a importância da educação para transformar suas vidas.”
Campanha do Mês das crianças
Você também pode fazer a diferença na vida de centenas de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso, basta participar da campanha do Mês das crianças, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
Os recursos arrecadados durante a campanha, que vai até 31 de outubro, serão revertidos para os 27 projetos da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania.
Veja como é simples doar!
As doações também podem ser feitas pelo pix: CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).
Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0.
Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.