O Movimento Solidário, programa de desenvolvimento sustentável executado pelo Instituto Fenae Transforma, está nos últimos preparativos para o lançamento do primeiro produto da marca Flor Mirim: o mel produzido em Belágua, Maranhão. A produção está em processo de envase e em breve seguirá para três Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) que serão parceiras na venda do produto.
A marca recebe esse nome em homenagem à florada da árvore Mirim (Humiria balsamífera), que acontece uma única vez ao ano. Endêmica na região, ela confere ao mel propriedades exclusivas. É nesse ambiente diferenciado que as pequenas operárias trabalham a todo vapor na produção de um mel de altíssima qualidade.
Resultado de um projeto protagonizado por mulheres da comunidade de Preazinho, o mel faz parte da estratégia da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Apcefs para promoção da inclusão produtiva das comunidades aliada à conservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão, Tiúba e Uruçu.
“A criação da marca é uma forma do Programa Movimento Solitário garantir a sustentação dos projetos por meio de uma estratégia de agregação de valor. Para nós, estimular pessoas e organizações a buscarem constituir fontes de renda passa pela ampliação da capacidade de comunicar o valor das ações que irão aumentar as receitas de famílias, comunidades, municípios. No caso de Belágua, identificamos que isso era possível aproveitando o potencial da região para produção de um alimento altamente valioso, com propriedades inclusive medicinais, como é o caso do mel. O processo que iniciamos de estudo e capacitação da comunidade para manejo das abelhas em 2018 agora atinge um de seus ápices com a criação de uma marca que irá garantir a visibilidade que um projeto tão completo como esse merece”, comenta Jair Pedro Ferreira, presidente do Instituto Fenae Transforma.
A coordenadora do Movimento Solidário, Denise Alencar, lembra que a venda do mel era feita durante os eventos da Fenae. “Antes da pandemia, durante os eventos da Fenae e das Apcefs, o stand de vendas estava sempre presente e ali comercializávamos os produtos do Movimento Solidário. Agora, mais do que nunca, precisamos contar com a parceria das Apcefs para fazer com que nossos produtos cheguem a quem reconhece a importância das ações do Programa”, comenta Denise.
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