Na terça-feira (17/12), a sede da Apcef/MG recebeu o evento de encerramento do projeto “Economia Solidária um Novo Começo em Movimento”, da Federação Nacional das Associações da caixa (Fenae) e da Associação, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. A iniciativa, que marcou 2024 com avanços significativos, beneficiou cerca de 400 trabalhadores de cooperativas, majoritariamente mulheres, formando grupos baseados nos princípios da economia solidária.

O vice-presidente da Fenae, Clotário Cardoso, celebrou o sucesso da iniciativa, destacando seu impacto na geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O projeto impulsionou empreendimentos locais, promoveu feiras e fortaleceu a comercialização de produtos criados por cooperativas e comunidades envolvidas. Os resultados apresentados confirmam o impacto positivo da iniciativa”, afirmou Cardoso.

Durante o evento, foi apresentada uma nova proposta para o quarto edital do projeto, com foco no combate ao feminicídio em uma ocupação de Belo Horizonte, região marcada por altos índices de violência contra mulheres. O plano será avaliado pelo Comitê Gestor da Fenae, reforçando o compromisso das entidades com as comunidades vulneráveis.

O presidente da Apcef/MG, Paulo Roberto Damasceno, ressaltou a importância do projeto na redução das desigualdades sociais e no fortalecimento do direito à cidadania. Ele também anunciou planos futuros: “O encontro consolidou a cooperação entre os setores de comunicação das entidades para dar maior visibilidade aos projetos. Além disso, estamos planejando uma Feira Permanente na sede social de Belo Horizonte e ações conjuntas na comunidade Vila das Antenas”.

Walter Guimarães Lopes Júnior, coordenador regional da ONG Moradia e Cidadania, destacou o sucesso do projeto, que criou oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social buscarem alternativas dignas e fortalecerem sua cidadania. Segundo ele, tanto a ONG quanto a Apcef surgiram do desejo dos empregados da Caixa de se organizar durante a campanha de Betinho contra a fome e a miséria no Brasil.
“Empregados e aposentados da Caixa se mobilizaram para fundar a ONG Moradia e Cidadania. Projetos como o da Fenae trazem alívio a dificuldades ainda presentes na sociedade brasileira. É essencial que, por meio da Fenae, Apcef/MG e da ONG, recebamos apoio para continuar contribuindo de forma humana e solidária para amenizar essas questões”, ressaltou.

“Compartilhar Ilumina”

Você também pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes em todo o país. Doe para a campanha “Compartilhar ilumina”, lançada pela Fenae no dia 2 de dezembro. Os recursos arrecadados serão destinados aos projetos da Federação e das Apcefs em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

Contribuir é simples e rápido. Os interessados podem realizar doações de qualquer valor via nova conta do Movimento Solidário:  

PIX: 34.267.237-0001-55 (CNPJ)
Transferência bancária:  
– Banco Caixa (104)
– Agência: 4316  
– Operação: 003  
– Conta corrente: 266-0

Compartilhe: