Cerca de 50 crianças da Vila do Boa, em São Sebastião, no Distrito Federal, viveram um dia especial, nesta terça (17), na sede da Associação do Pessoal da Caixa do DF (Apcef/DF), em Brasília. São meninas e meninos que integraram, durante o ano de 2024, o projeto SOS Alfabetização, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/DF, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, que teve por objetivo melhorar o aprendizado de alunos em defasagem escolar.

Os sorrisos estampados nos rostos são o sinal de que o objetivo foi alcançado. Para alguns dos alunos da Escola Classe Vila do Boa, as aulas de reforço escolar do projeto tornaram realidade a conclusão do processo de alfabetização. Elas terminam o ano sabendo ler e escrever.

Foi o caso das meninas Polyana Silva e Jardelle Lupita. “Aprendemos muitas coisas que a gente não sabia, como ler. Foi muito bom participar do projeto”, disse Polyana.

O resultado também foi comemorado pela diretora da Escola, Stephanie Araújo Duarte. “No ano de 2024, tivemos grande sucesso. Crianças do terceiro ao quinto ano, que tiveram dificuldades no aprendizado por conta da pandemia, conseguiram avançar, aprendendo a ler e escrever. Isso melhora a autoestima e as deixam mais engajadas com a escola”, reforçou.

No evento de encerramento do projeto, além das crianças, professores e monitores, participaram também os diretores da Fenae, Rachel Weber (Políticas Sociais) e Moacir Carneiro (Comunicação e Imprensa); o presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes; o presidente da Apcef/DF e do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, José Herculano do Nascimento Neto (Bala); a diretora de Aposentados da Apcef/DF, Celeste Cássia da Fonseca; e o coordenador da ONG Moradia e Cidadania do Distrito Federal, Jerry Fiusa. 

“É um dia especial em que comemoramos uma parceria que traz benefícios sociais para comunidades do Brasil inteiro. Já estamos com novo edital aberto e no ano que vem vamos tratar também do tema Feminicídio Zero. Todos os projetos do país estarão abordando a prevenção da violência contra a mulher e o combate ao feminicídio. Muito orgulho da campanha Fenae com Elas, pela vida das mulheres e uma vida melhor para todos”, disse Rachel Weber.

Para Moacir Carneiro, o sentimento é de dever cumprido. “É muito bom estar aqui na Apcef/DF finalizando o projeto SOS Alfabetização. Com iniciativa como essas, os empregados da Caixa, por meio da Fenae e das Apcefs, estão fazendo transformação social. Que estas crianças tenham esperança de um futuro melhor e que sejam adultos conscientes e que não permitam a continuidade das desigualdades sociais”, frisou o diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae.

O presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes, destacou a importância dos projetos executados em todo o país e o impacto para as comunidades e famílias beneficiadas. “Quando apoiamos a educação, estamos plantando uma semente para vida deles, gerando oportunidades para ter contato com um mundo diferente”.

O presidente da Apcef/DF parabenizou a Fenae e a ONG Moradia e Cidadania pela parceria. “Estamos felizes com o êxito obtido nas ações do SOS Alfabetização, agradecemos o comprometimento da diretoria e da equipe da escola”, disse Herculano Bala.

A diretora de Aposentados da associação, Celeste Cássia da Fonseca, ressalta que o projeto foi encerrado com chave de ouro. “Com muita alegria que recebemos as crianças na Apcef, proporcionando um dia de alegria e muita diversão”.

 

apcefdfcriancas.JPG

“Compartilhar Ilumina”

Você também pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes em todo o país. Doe para a campanha “Compartilhar ilumina”, lançada pela Fenae no dia 2 de dezembro. Os recursos arrecadados serão destinados aos projetos da Federação e das Apcefs em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.  

Contribuir é simples e rápido. Os interessados podem realizar doações de qualquer valor via nova conta do Movimento Solidário:  

PIX: 34.267.237-0001-55 (CNPJ)
Transferência bancária:  
– Banco Caixa (104)
– Agência: 4316  
– Operação: 003  
– Conta corrente: 266-0

Compartilhe: