Após um período de mobilização, o Movimento Solidário da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) encerra a campanha do Mês das Crianças/”O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, com registro de ganho de solidariedade surpreendente devido às doações de empregados e aposentados do banco público em todo o país.
Realizada entre 1º e 31 de outubro, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a iniciativa teve como objetivo arrecadar recursos financeiros a serem revertidos aos 27 projetos de responsabilidade social das entidades associativas, dos quais 20 se dedicaram prioritariamente a ações vinculadas à educação complementar. Para isso, e no formato de doações, a participação dos empregados da Caixa e de setores da sociedade civil foi decisiva.
Sem dúvida, essa foi mais uma campanha de sucesso realizada pela Fenae em favor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Como reflexo dessa ação, mais de 1 mil meninos e meninas foram beneficiados diretamente, enquanto outros 4.072 receberam ajuda indiretamente, numa prova de que a solidariedade dos empregados da Caixa funcionou positivamente, pois colocou muitos sorrisos nos rostos das crianças assistidas pelos projetos da Fenae e das Apcefs, sempre em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, agradeceu as doações feitas por empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e por setores da sociedade civil, assim como a parceria de mais de 18 anos da ONG Moradia e Cidadania com o Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs. “A união de esforços foi fundamental para fortalecer essa rede de solidariedade e para investir no futuro do Brasil, com mais desenvolvimento sustentável e inclusão social”, declarou.
Sergio Takemoto aproveitou o momento para agradecer a cada empregado e a cada empregada, que, com suas doações para a campanha “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, ajudaram a transformar a vida de crianças e adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade por todo o Brasil.
Segundo Giselle Menezes, diretora de Impacto Social da Fenae, a campanha do Mês das Crianças coordenada pela Fenae e Apcefs, com o apoio da ONG Moradia e Cidadania, foi exemplo claro de como a união e o esforço dos empregados do banco público podem fazer a diferença, de modo a garantir direitos fundamentais para meninos e meninas de todo o país.
Projetos envolvidos na campanha Mês das Crianças
Confira, agora, a relação dos 20 projetos de responsabilidade social que participaram de forma direta da campanha do Mês das Crianças ~ “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”: Saber para o Futuro II (Acre), Fortalecer ACAE (Amazonas), Reforço Escolar (Amapá), Projeto Curió (Ceará), SOS Alfabetização (Distrito Federal), Projeto Integração (Espírito Santo), Lutando por Cidadania (Goiás), Cantinho da Alfabetização (Maranhão), Projeto Social Taekwondo (Mato Grosso), Amor que Envolve e Desenvolve (Mato Grosso do Sul), Na Ponta do Pé e na Ponta do Lápis (Paraíba), Superação (Paraná), Reforço Escolar da Gabriela Feliz (Pernambuco), Informática para Crescer (Rio de Janeiro), Navegador Reforço de Cidadania (Rondônia), Fé e Alegria do Brasil (Roraima), Aprendendo com Letras/Números e Bolas (Rio Grande do Norte), Conectados para o Futuro (São Paulo), Pequeno Guarani (Santa Catarina) e Transformar e Educar (Sergipe).