A Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) promove, nos dias 26 e 27 de maio, o seu XXIII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão, mais uma vez de forma online.
O evento, mais uma vez virtual, será nos dias 26 e 27 de maio. Neste ciclo de debates, participam o diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Fausto Júnior; o médico sanitarista e professor da Faculdade de Medicina da USP, Gonzalo Vecina e do economista, professor da Faculdade de Serviço Social da UnB, Evilasio Salvador. A mesa de abertura será coordenada pelo presidente da Anapar, Antônio Braúlio.
A diretora de Saúde Suplementar da Anapar e de Impacto Social da Fenae, Francisca de Assis Araújo, vai coordenar a última mesa do dia 26, sobre planos de saúde de autogestão e o desfinanciamento e privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a preocupação com o SUS, especialmente com a retirada de recursos por meio da Emenda Constitucional 95 [2016], e com as tentativas do governo em impor regras que retiram a responsabilidade das empresas estatais com a saúde dos seus trabalhadores”, disse a diretora. De acordo com estimativas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Emenda 95 retirou cerca de R$ 42,5 bilhões do SUS desde 2018.
“O Congresso da Anapar é de fundamental importância para discutir a previdência complementar e os planos de saúde de autogestão, sobretudo neste momento em que o governo se movimenta para entregar os fundos de pensão dos trabalhadores para os bancos e os planos de saúde ao mercado”, sinaliza Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
O Congresso é aberto a todos os participantes de Fundos de Pensão, mas para participar da Assembleia Geral é necessário ser associado da Anapar.
Confira a programação:
26 de maio
9h – Abertura
Mesa 1
9h15 – A herança de 2021 e o que esperar de um futuro próximo – Fausto Junior (Diretor-técnico do Dieese)
9h30 – A saúde é direito de todos e dever do Estado – Gonzalo Vecina (Médico Sanitarista, professor da Faculdade de Medicina da USP)
10h – A Seguridade Social como fator de cidadania – Evilasio Salvador (Economista, professor da Faculdade de Serviço Social da UnB)
Coordenação: Antonio Bráulio de Carvalho
Mesa 2
14h – Investimentos na economia real – Gesner Oliveira (Economista, professor da FGV)
14h30 – Adequação do Aparato Normativo – Flávio Martins (Advogado, mestre em Direito Tributário)
15h – Gestão baseada em risco – Ricardo Pena (Ex-presidente da Funpresp, ex-superintendente da Previc)
15h30 – A Anapar aponta caminhos possíveis para o crescimento das EFPC – Marcel Barros (Vice-presidente da Anapar)
Coordenação: Cláudia Ricaldoni
Mesa 3
16h – Financeirização da Vida: O desfinanciamento do SUS e a privatização do Sistema.
Carlos Ocké-Reis (Doutor em saúde coletiva, pesquisador do Ipea)
16h – Planos de Saúde de Autogestão: aliados fundamentais do SUS
Patrícia Melo (Diretora de Seguridade e Saúde Real Grandeza)
Coordenação: Francisca de Assis
18h – Encerramento
27 de maio
9h – Assembleia Geral Ordinária
Serviço: XXIII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (evento on-line)