Edição: 87 – setembro/15
Clique nos links e leia as matérias completas publicadas na Revista Espaço n. 87, enviada pelos Correios a todos os associados.
Caso não receba, entre em contato com o Departamento de Cadastro da APCEF/SP pelo telefone (11) 3017-8337 ou envie e-mail para cadastro@apcefsp.org.br.
>> Clique aqui e veja a primeira parte da revista n. 87, em pdf.
>> Clique aqui e veja a segunda parte da revista n. 87 (guia de convênios), em pdf.
E que comece a Campanha Nacional dos Bancários
O mote da Campanha Nacional dos Bancários deste ano é “Exploração Não Tem Perdão”. E motivos não faltam. Sejam bancários, clientes ou a sociedade em geral, explorar é o verbo mais conjugado pelos banqueiros.
Falta de empregados, assédio moral, metas abusivas, péssimas condições de trabalho, terceirização, programas de desempenho absurdos, falta de segurança… tudo isso faz parte do dia a dia dos empregados da Caixa.
Agora é a hora de lutar para melhorar este cenário. Só com mobilização, unidade e participação iremos conseguir avançar em temas como emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, segurança, igualdade de oportunidades.
Apesar dos lucros astronômicos dos bancos, historicamente, os banqueiros têm chegado à mesa de negociações com o “não” pronto para responder às reivindicações dos trabalhadores.
E argumentos não faltam: crise financeira, lucro abaixo do esperado… Não podemos baixar a guarda: só com o que arrecadam com tarifas conseguem cobrir toda a folha de pagamento.
O modo de gestão dos bancos pressiona ao extremo os trabalhadores. O resultado: cada vez mais bancários doentes, vítimas de transtornos mentais e de Ler/Dort. Segundo o INSS, a categoria é a que mais se afasta em função de problemas psicológicos.
E a exploração não se limita só aos trabalhadores. Os bancos oferecem um péssimo atendimento aos usuários de baixa renda, frequentemente impedidos de entrar nas agências e forçados a ir ao autoatendimento ou a correspondentes bancários.
Na Caixa, principalmente, que é estratégica na promoção de políticas públicas para toda a população, é preciso oferecer um atendimento decente, com quantidade adequada de empregados nas agências e sistemas eficientes.
Exploração não tem perdão e os bancários vão deixar isso claro na campanha unificada deste ano. Estamos prontos para o enfrentamento!
Diretoria Executiva da APCEF/SP
Gestão Nossa Luta