DSC08893_site.jpgAs cidades históricas de Minas Gerais foi o destino dos associados da APCEF/SP durante a última semana, dias 7 a 11 de novembro.

Na excursão, promovida pela Associação, nossos viajantes visitaram as cidades de Tiradentes, Brumadinho, com visita a Inhotim, Ouro Preto, Mariana e Congonhas.  “Foi uma experiência única, com visita às cidades de grande beleza e importância histórica”, contou a diretora de Aposentados da APCEF/SP, Elza Vergopolem.

Tiradentes, apontada como uma das cidades mais charmosa do estado mineiro, foi a primeira parada da excursão. A passagem pela cidade incluiu visitas aos principais pontos turísticos locais, como a Capela de São João Evangelista e Igreja Matriz de Santo Antônio, cuja fachada foi modificada a partir de um risco encomendado a Aleijadinho, em 1810.

A comida mineira foi apreciada, na parada para o almoço, no Tutu na Gamela, restaurante tradicional de Tiradentes.

Em Brumadinho, segunda cidade da programação, os associados mergulharam em uma experiência rica e diferente, com visitação ao Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. O espaço – um museu dentro de um parque, abriga pavilhões e galerias com obras de artes e esculturas ao ar livre e, também, uma coleção botânica com espécies raras de todos os continentes.

A obra destacada, pelos associados, foi a “Sonic Pavilion”, de Doug Aitken – uma enorme cúpula que, ao entrar, ouve-se um conjunto de sons definidos como as vozes do planeta.

Minas Gerais – quem te conhece, não esquece jamais

DSC08414_site.jpg A história da cidade de Ouro Preto mescla-se com a febre do ouro no Brasil Colonial devido às diversas minas de ouro exploradas na cidade, no século 17. A cidade, ainda, abriga o maior conjunto arquitetônico da arte barroca brasileira. Hoje, Ouro Preto ostenta o título de Patrimônio Histórico da Humanidade e foi o terceiro destino de nossos viajantes.

Com a ajuda de um guia local, os associados visitaram os principais destaques, como a mina de ouro Jeje, datada do século 18.

Na programação da viagem, houve visita à cidade de Mariana e, para encerrar o tour mineiro, os associados conheceram Congonhas, de também grande importância histórica. Durante o tour pela cidade, os associados visitaram o Beco Canudos e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, pois abriga esculturas de Aleijadinho.  

>> Acesse o banco de imagens ou página da APCEF/SP no Facebook e confira mais imagens da viagem.

Compartilhe: