Da Agência Fenae
As primeiras atividades da Campanha Salarial Unificada de 2005 da categoria bancária começam em 13 de julho, no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com a realização do 1º Encontro Nacional da Juventude Bancária, voltado para estimular a adoção de políticas para a juventude e sem limite de idade para participação.
No encontro, serão realizados debates sobre temas como a presença dos jovens no movimento sindical, o sindicato cidadão e o movimento rap e a definição de estratégias para a criação dos núcleos da juventude em cada estado. Do evento participa o rapper e vj da MTV, Thaíde, que é um dos precursores do movimento hip hop no Brasil.
No dia seguinte, 14 de julho, acontece o 1º Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador, tendo os seguintes objetivos: colocar a saúde e condições de trabalho no centro das ações das entidades sindicais, definir o tema da saúde como um dos principais eixos da campanha salarial dos bancários e socializar as discussões sobre saúde e segurança no trabalho para o Coletivo Nacional de Saúde da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Outros assuntos que estarão em debate são assédio moral, reabilitação profissional, previdência, doenças ocupacionais e política nacional de saúde do trabalhador.
Na sexta-feira, dia 15 de julho, também na capital paulista, as mulheres bancárias realizam a segunda edição do seu encontro nacional, ocasião em que será discutida o papel da mulher em diversos setores da sociedade. O 2º Encontro Nacional de Mulheres Bancárias vai abordar a participação das bancárias nas greves de 1985 a 2004, as políticas públicas para as mulheres, a violência no mundo do trabalho, a homossexualidade, a promoção de igualdade de oportunidades e o assédio moral no trabalho.
Todos os três encontros vão preparar a 7ª Conferência Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro, encaminhando propostas e deliberações para este evento, marcado para os dias 30 e 31 de julho, em São Paulo.