Da Agência Fenae

Reunido no último dia 2, em Brasília, o Conselho de Usuários do Saúde/Caixa definiu o calendário para as suas próximas reuniões ordinárias em 2007, ficando estabelecidas as seguintes datas: 20 de abril, 20 de julho e 19 de outubro. Esse calendário segue o critério de encontros trimestrais, definido em anos anteriores.
A reunião foi iniciada com a apresentação de um estudo sobre as ações da qualidade de vida no âmbito da Caixa, com destaque para o programa de promoção da saúde e segurança no trabalho. Esse programa prevê, para este ano, reduzir em pelo menos 20% as ocorrências de acidentes de trabalho. Outras de suas metas são a redução em 100% do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a representação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) em 100% das unidades, o registro de 100% do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nas Delegacias Regionais do Trabalho e a integração da política de saúde e segurança do trabalho da Caixa com a política de promoção de saúde desenvolvida pelos governos das três esferas: federal, estadual e municipal.
A campanha de integração da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) com a sociedade é outra prioridade para 2007. Para isso serão desenvolvidas ações mais específicas destinadas ao público feminino. A previsão é de que essa campanha seja lançada durante as comemorações do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Estiveram em pauta assuntos como os que seguem:

• Sistema de processamento de dados

Foram dados informes sobre a licitação para o sistema de processamento do Saúde/Caixa, vencido pela Datamec, empresa que prestava serviço à Caixa antes dos problemas decorrentes da renovação do contrato. O sistema de informações estava suspenso há quase dois anos, mas a tendência é que, com a contratação da Datamec, a rotina dos procedimentos com o Saúde/Caixa seja regularizada o mais breve possível, devendo isto ocorrer a partir de abril deste ano.
Conforme definido anteriormente, a cobrança de valores de co-participações será gradual, sendo que todo esse processo passará a ser monitorado.

• Informações sobre o Saúde/Caixa

Foi discutida também a necessidade de disponibilizar informações detalhadas aos conselheiros sobre o Saúde/Caixa, a serem geradas pelo novo sistema. Neste caso, a prioridade é processar contingências, tendo em vista que o orçamento do Saúde/Caixa é centralizado. Relatórios periódicos serão elaborados sobre a assistência do plano de saúde. Dois tipos de relatórios serão analisados: trimestrais (entrada e saída de beneficiários, custos, sinistralidade e arrecadação) e semestrais (desempenho operacional). Os conselheiros terão prazo até 28 de fevereiro para analisar esses documentos.

• Gipes

Os conselheiros foram informados sobre o processo de transformação das Rerhis em Gerências de Filiais de Gestão de Pessoas (Gipes), com dois níveis gerenciais: gerentes de filial e gerentes de relacionamento. As Gipes foram criadas em dezembro do ano passado, com uma estrutura de 15 filiais em todo o País.

• Outros temas

A reunião do Conselho de Usuários do Saúde/Caixa tratou do edital para a contratação de estudo atuarial, cujo pedido já está sendo encaminhado. Os representantes da empresa comunicaram também aos conselheiros que o projeto Saúde Família foi apresentado ao Conselho Diretor da Caixa, que solicitou análise de riscos para a Superintendência de Riscos Corporativos (Sucor). Em relação à página do Saúde/Caixa na internet/intranet, os conselheiros solicitaram a inclusão de um banner para maior acesso à rede de credenciados.

Compartilhe: