Da Agência Fenae

O presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, atendendo à solicitação do movimento dos aposentados da Caixa, assinou, em 28 de fevereiro, portaria que institui grupo de trabalho para analisar as propostas de recuperação das perdas salariais das aposentadorias e pensões. Foi durante encontro ocorrido em Brasília, na sede da Fundação, com dirigentes das entidades associativas dos aposentados, a exemplo da Federação Nacional das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef) e da União Nacional dos Economiários (Unei).
As reivindicações dos aposentados da Caixa estão resumidas em documento de outubro do ano passado, entregue à diretoria da Fundação pelo Comitê Nacional para Recuperação de Proventos e Pensões.
A criação do grupo de trabalho, agora formalizada em portaria, é um dos reivindicados pelo segmento.
Na reunião, o presidente da Funcef comprometeu-se também com a busca de solução para os problemas no atendimento aos assistidos. Para isso, as associações de aposentados vão catalogar as demandas surgidas nos Estados e encaminhá-las à Fundação.
Caberá, ainda, à Funcef enviar seus dirigentes aos Estados para aprofundar o debate sobre um novo padrão de relacionamento entre o fundo de pensão e seus assistidos.
Durante o encontro, o presidente da Fenacef, Décio de Carvalho, anunciou a intenção dos participantes e assistidos de criarem um fórum com os representantes eleitos para as instâncias da Funcef, com o propósito de encaminhar alternativas de abordagem às diversas questões relativas à Fundação.
A composição do GT Recuperação das Perdas será paritária, com três membros indicados pela Funcef e três indicados pela Fenacef. Os nomeados pela Fundação são Eugênio Fábio Resende, Augusto Morel Nitschke e Luciano Fazio. Para o GT, a Fenacef indicou Olívio Gomes Vieira (presidente da Apacef/RJ e diretor da Fenae), Ruy Goyano de Faria (presidente da Apea/SP) e José Gabrielense Gomes Duarte (presidente da Unei).

Compartilhe: