Diretoria da APCEF/SP reúne-se com vice-presidente da Caixa e discute novo modelo de gestão
Encontro tratou, também, dos problemas enfrentados pelos empregados nas unidades do Estado

Em reunião com a diretoria da APCEF/SP no último dia 3, o vice-presidente de Atendimento e Distribuição da Caixa, Carlos Augusto Borges, apresentou o novo modelo de gestão que deve ser implantado em breve pelo banco.
Na ocasião, o vice-presidente da Caixa estava acompanhado da nova superintendente nacional de Atendimento e Distribuição (Suate), Marjori Soraia Lopes Lucas de Oliveira, que será a encarregada de dar apoio às Superintendências Regionais (SRs) em São Paulo.
O encontro, que aconteceu na sede da Associação, na capital, faz parte da agenda do vice-presidente. “Estamos viajando pelo País para conhecer a realidade de todas as SRs e para debater com as entidades representativas os principais problemas enfrentados pelos empregados” – falou Borges.
Durante o encontro, a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus, e os diretores da As-sociação Sérgio Takemoto e Sérgio Soares pediram solução para a cobrança de metas, a política de uso da internet e o Saúde Caixa, além de esclarecimentos sobre o programa de apoio à aposentadoria.

• Novo modelo de gestão da Caixa

De acordo com o vice-presidente da Caixa, o novo modelo de gestão terá cinco diretrizes:
– desenvolvimento de pessoas, com a criação da vice-presidência de Gestão de Pessoas;
– governança corporativa, que engloba a definição e a organização das atribuições e relações entre os agentes de governança;
– atendimento, com a criação da vice-presidência de Atendimento e Distribuição de Unidades;
– ampliação da capacidade da Caixa como operadora, articuladora e integradora de políticas públicas;
– organização, com a simplificação do funcionamento e favorecimento da sinergia entre as áreas.
“Entre os objetivos dessa mudança estão a reavaliação das metas e a humanização no relacionamento com empregados para o seu cumprimento, além da criação da cultura de bom atendimento e a valorização da diversidade regional e intra-regional” – completou.

• APCEF/SP expõe as dificuldades do Estado

Para Fabiana Matheus, São Paulo é um caso à parte no quadro nacional das unidades da Caixa. “A concorrência com outros bancos no Estado é muito grande e a Caixa não tem produto nem atendimento compatíveis com esse mercado” – comentou.
Leia, abaixo, os principais itens levantados pela entidade durante o encontro.

• Falta de pessoal
Em São Paulo, embora o número de empregados tenha aumentado, há de considerar-se, também, o aumento da demanda nas unidades. Essa situação, agregada à substituição dos terceirizados na proporção de três por um e à abertura de novas agências, piorou muito as condições de trabalho.

• Metas
No encontro, a diretora-presidente da APCEF/SP questionou dois pontos relativos às metas: os métodos utilizados e a padronização no seu estabelecimento, que não respeita as diferenças regionais.
“É fato que as metas existem, mas isso não justifica os métodos adotados por determinados gestores, que utilizam-se de intimidações e ameaças para alcançar seus resultados. Além disso, cada SR tem uma característica, uma diferenciação regional” – enfatizou Fabiana Matheus.
“Outro ponto importante é o forte trabalho desenvolvido pelos empregados visando à parte social do banco, que não é levado em conta quando o assunto é metas” – completou.

• Internet
Fabiana Matheus reforçou, ainda, o pedido para revisão da política de uso da internet pela Caixa. Na ocasião, citou o exemplo das dificuldades que empregados têm encontrado para acessar os sites indicados pela Universidade Caixa, que estão bloqueados nas unidades.
Carlos Borges informou que a Caixa está fazendo reavaliações sobre a política de uso da internet.

• Saúde Caixa
Os diretores da APCEF/SP informaram ao vice-presidente sobre a situação do Saúde Caixa no Es-tado, que tem apresentado problemas constantes com credenciamento, descredenciamento e falta de pagamento dos profissionais credenciados. Carlos Borges comprometeu-se a levar o assunto às instâncias competentes no banco.

• Gestão de Relacionamento com Clientes (GRC)
A diretora-presidente da APCEF/SP falou, durante a reunião, sobre a polêmica que a GRC tem causado desde sua implantação, às pressas, no início do ano.
Como exemplo, citou a suposta destituição de gerentes em agências que não apresentaram carteiras adequadas ao exigido na GRC.
Borges informou que um novo modelo de atendimento está em estudo e afirmou que a orientação da empresa nunca foi no sentido de diminuição do número de gerentes. “Houve uma orientação para que fosse feita uma realocação, de acordo com a necessidade das unidades” – explicou.
Devido a problemas de adequação do sistema, a data de revisão das realocações, prevista para julho, foi alterada para setembro.
“A APCEF/SP acompanhará todo o processo de reavaliação. Caso sejam identificadas situações não previstas, essas serão denunciadas às instâncias competentes da Caixa” – salientou Fabiana.

• Programa de apoio à aposentadoria
Questionado pelos diretores da APCEF/SP sobre um possível programa de apoio à aposentadoria, o vice-presidente da Caixa informou que um modelo já está em fase de estudo. “Assim que estiver concluído, ele passará por outras instâncias para aprovação, como o Conselho Diretor do banco, o Ministério da Fazenda…” – explicou.
“O diálogo com a diretoria da Caixa é muito importante, pois agiliza a solução de problemas. O papel da APCEF/SP é, e sempre será, de defesa dos direitos dos empregados, com ou sem diálogo com a administração” – concluiu Fabiana.

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