Uma vez mais têm circulado boatos à respeito da rentabilidade do FIDC-Bancoop I, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios que compõe a carteira da Funcef. De acordo com o que vem sendo divulgado, o investimento é classificado como mau negócio, pois estaria causando prejuízo para o fundo de pensão.
Em matéria publicada no jornal APCEF em Movimento nº 787, de 18 de setembro de 2007, sob o título Conselho Deliberativo da Funcef cobra informações sobre o FIDC-Bancoop I, o diretor de Finanças da Fundação, Demósthenes Marques, explicou que a rentabilidade do fundo é a esperada e descartou qualquer possibilidade de prejuízo para o fundo de pensão.
Em nota divulgada pela Funcef em 27 de março deste ano, o fundo de pensão esclarece que possui, atualmente, uma posição de 27,22% da cotas seniores ou 25% da quantidade total de cotas do FIDC-Bancoop I. Do total integralizado, a Fundação já recebeu, a título de amortização e rendimentos, o valor de R$ 7.426.970,35. O saldo remanescente a receber é de R$ 7.875.762,62.
“O fundo vem cumprindo integralmente todas as suas obrigações perante os cotistas e apresenta, desde a sua implantação, a rentabilidade de 77%, correspondente a IGPM mais 12,20% ao ano, que é superior à rentabilidade média da carteira de renda fixa da Funcef” – diz um trecho da nota divulgada pela Fundação.
“De acordo com esclarecimentos recebidos durante reunião do Conselho Deliberativo da Funcef, em setembro do ano passado, e com nota do fundo de pensão, fica claro que o investimento tem dado retorno positivo, acima da meta atuarial” – explicou a diretora-presidente da APCEF/SP e membro eleito do Conselho Deliberativo da Fundação, Fabiana Matheus. “É importante que os participantes acompanhem os investimentos da Funcef” – completou.

Compartilhe: