Da Agência Fenae
Pauta de reivindicações será entregue aos banqueiros um dia depois do ato de lançamento oficial da campanha salarial de 2008, na capital
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) formulou pedido de reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o dia 13 de agosto, quarta-feira. Nessa data, conforme foi aprovado pela 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada na semana passada na capital paulista, o Comando Nacional dos Bancários faz a entrega da pauta de reivindicações da campanha salarial de 2008 para os banqueiros. Para isso os bancários ainda aguardam resposta da Fenaban.
A entrega aos banqueiros do pré-acordo e da minuta mínima unificada deverá acontecer um dia depois do lançamento oficial da campanha salarial deste ano, previsto para a data de 12 de agosto, na capital paulista.
Para a campanha de 2008, a exemplo de anos anteriores, o formato de negociação é de mesa única (bancos públicos e privados) para reivindicações gerais e mesas concomitantes para as questões específicas de cada banco. Na pauta deste ano constam cláusulas como reajuste de 13,23% (inflação mais 5% de aumento real), valorização dos pisos salariais, ampliação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), criação de Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos os bancários e pagamento de adicional de risco de vida.
Na campanha salarial deste ano, os eixos políticos são a defesa dos bancos públicos, a ampliação do crédito produtivo para investimentos – sobretudo o agrícola, a redução das taxas de juros e a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal, que estabelece o papel do sistema financeiro nacional.