Do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Os empregados assinam o acordo aditivo 2009/2010 com a direção da Caixa Econômica Federal na quinta-feira, dia 29, em Brasília. Conquistado com a força da greve que durou 28 dias e paralisou agências em todo o País, o acordo traz inúmeros avanços para os trabalhadores, que encerraram de forma vitoriosa a campanha salarial.
Entre as conquistas do aditivo, estão a contratação de 5 mil trabalhadores em 2010, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, junto com a criação dos comitês regionais de mediação de conflito no trabalho, vinculados à Comissão de Ética da Caixa, para o combate ao assédio moral. Nas questões financeiras, os bancários conseguiram uma PLR maior do que a do ano passado e um abono linear de R$ 700 para todos os empregados, a ser pago em janeiro.
"Foi uma campanha salarial difícil, na qual encontramos muitas resistências por parte do banco, mas graças a nossa mobilização conseguimos um acordo com conquistas importantes. Os bancários da Caixa estão de parabéns por sua capacidade de luta e maturidade na avaliação das condições da campanha salarial" – afirmou Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa).