Começa em 7 de dezembro o recadastramento 2009/2010 que a Funcef fará para atualizar os dados de aproximadamente 28 mil assistidos que recebem benefícios, entre aposentados e pensionistas. Foi estipulado prazo de 60 dias para a realização desse trabalho, considerado imprescindível para a correta manutenção de proventos, de modo a evitar pagamentos indevidos de benefícios.

A Funcef informa que a iniciativa do recadastramento atende ainda à legislação vigente, que orienta as entidades fechadas de previdência complementar a zelar pela exatidão e consistência das informações cadastrais. Quem não participar desse processo, corre o risco de ter seu benefício suspenso.

Para promover a atualização das informações cadastrais dos assistidos, a fundação divulgou um guia com orientações para o correto preenchimento dos formulários. Depois de preenchidos, os documentos devem ser entregues na agência da Caixa da escolha do aposentado ou pensionista, mediante apresentação de documento de identificação com foto. No momento da entrega do formulário, o assistido deve ter em mão um dos seguintes documentos originais: carteira de identidade, carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) ou carteira profissional.

O formulário de dados cadastrais contém informações dos assistidos, como matrícula, nome, data de nascimento, estado civil, sexo, CPF, RG e unidade da federação. Também são solicitados o endereço residencial e os contatos, como telefones e e-mails. No caso do benefício pago a tutor ou curador, além do formulário de dados cadastrais do assistido, é obrigatório o recadastramento do responsável.

O assistido com impossibilidade de locomoção terá tratamento especial. Nesse caso, deverá ser solicitado que o recadastramento seja realizado em domicilio ou outro local acessível aos representantes da Funcef, sem nenhum custo para o assistido recadastrado. Entretanto, o atendimento especial deve ser requerido por meio da Central de Atendimento (0800 706 9000) ou na Representação Regional da fundação do estado de quem solicitar o serviço, com a devida justificativa.

Com vistas ao recadastramento, os canais disponíveis para contatos com a Funcef são o 0800 706 9000, das 7 às 19h30, e as 12 Representações Regionais espalhadas pelo Brasil. Mas, atenção: o aposentado ou pensionista que não se recadastrar dentro do prazo estabelecido poderá ter seu benefício suspenso e, em último caso, cancelado.

Fonte: Agência Fenae

Compartilhe: