Terça-feira, 28 de setembro, é dia de assembleias em todo o País para aprovação da deflagração de greve no dia 29, por tempo indeterminado.
O posicionamento dos bancários é claro: sem proposta decente dos banqueiros, a greve é certa.
A gota d’água aconteceu durante a última rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em 22 de setembro, quando os banqueiros rejeitaram as reivindicações dos bancários, incluindo o pedido de reajuste de 11%.
Os banqueiros propuseram um reajuste de 4,29% (inflação dos últimos 12 meses, de acordo com o INPC), pois acreditam ser um índice suficiente para a categoria.
“A proposta da Fenaban é um absurdo, tendo em vista os exorbitantes lucros obtidos pelos bancos, que aumentou em média, no primeiro semestre deste ano, 32%. Consideramos a postura dos banqueiros uma verdadeira provocação à categoria bancária”, afirmou o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.
O “argumento” da Fenaban para justificar a negativa diante da reivindicação dos bancários é que “o reajuste salarial de 11% é exageradamente alto”.
No encontro, o Comando Nacional dos Bancários reafirmou as reivindicações da categoria e deixou claro que, além dos avanços econômicos (como aumento real de salário, melhoria na PLR e valorização dos pisos), os bancários exigem melhores condições de trabalho e preservação da saúde, principalmente o fim das metas abusivas e do assédio moral, além de medidas que preservem o emprego.
Ultimato
O Comando Nacional encaminhará documento à Fenaban reafirmando as reivindicações da categoria e dando um prazo até segunda-feira, 27 de setembro, para apresentação de nova proposta que possa ser apreciada nas assembleias a serem realizadas em 28 de setembro.
Participe das assembleias em sua região
A participação maciça dos bancários na Campanha Nacional será decisiva para a conquista de um índice justo de reajuste e de condições dignas de trabalho.
Por isso, informe-se qual o horário e o local da realização da assembleia no Sindicato de sua base e participe!
Na capital, a assembleia acontece no dia 28, terça-feira, na Quadra dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, próxima à estação Sé do
metrô, a partir das 19 horas.