Da Agência Fenae

Entidade surgiu em 2006 e aglutina sete federações e 110 sindicatos, representando mais de um milhão de trabalhadores do ramo financeiro

Nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) comemora cinco anos de sonhos, lutas e conquistas. A entidade foi fundada oficialmente em 2006, durante assembleia em Curitiba (PR), mas suas origens estão fincadas na organização do Departamento Nacional de Bancários (DNB/CUT), em 1985, e na Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), em 1992.
Dois meses depois de fundada, a Contraf-CUT garantiu o registro sindical e já aglutina sete federações e 110 sindicatos, representando cerca de um milhão de trabalhadores do ramo financeiro, dos quais cerca de 400 mil bancários. O primeiro congresso ocorreu em 25 de abril de 2006, em Nazaré Paulista (SP), quando Vagner Freitas, atual secretário de Finanças da CUT, foi eleito presidente, com mandato já encerrado. Carlos Cordeiro foi eleito presidente para a gestão 2009/2012, por ocasião do segundo congresso em abril de 2009.
Sobre os desafios, Carlos Cordeiro esclarece que a Contraf-CUT possui compromisso com os interesses dos trabalhadores do ramo financeiro, disposição de luta para avançar sempre, coragem para enfrentar obstáculos e determinação para construir a unidade nacional e ampliar direitos e conquistas para os bancários e a classe trabalhadora.

Compartilhe: