O Comando Nacional dos Bancários se reúne nesta sexta-feira, dia 22 de julho, em São Paulo (SP), às 10h, para organizar a campanha salarial 2011. O encontro foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).
Os pontos da pauta são polêmicas das conferências das federações, mesa de abertura, regimento interno e funcionamento da 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 29 a 31 de julho, na capital paulista.
Estão sendo convocados a participar da reunião desta sexta-feira todos os sindicatos e federações que integraram o Comando Nacional no ano passado, além dos Sindicatos dos Bancários do Maranhão e do Rio Grande do Norte. O objetivo da Contraf/CUT é construir a unidade nacional da categoria bancária para enfrentar os banqueiros e as direções dos bancos públicos federais, com mobilização e luta, de modo a realizar uma nova campanha salarial vitoriosa.
Caberá ao Comando Nacional preparar a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que irá definir a estratégia, a minuta mínima e unificada de reivindicações e o calendário de mobilização da campanha salarial deste ano. Na programação dessa conferência constam painéis, abertura solene, análise de conjuntura, trabalho em grupos e plenárias. Os quatro grandes temas são emprego, remuneração, segurança bancária, saúde do trabalhador, condições de trabalho e sistema financeiro nacional.
Trabalhadores de bancos públicos e privados vão participar da 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que coroa um processo democrático de participação da categoria bancária, passando pelas consultas, por assembleias de sindicatos e pelas conferências estaduais e regionais.
Fonte: Fenae Net