Crédito: Maurício Morais
Os empregados da Caixa que participam do 27º Conecef se dividiram em grupos neste sábado, dia 9, para discutir e deliberar as principais reivindicações da categoria que serão remetidas à plenária final neste domingo 10. O grupo 4 debateu questões referente a carreira, jornada, isonomia e o sistema de ponto eletrônico (Sipon).
Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, as discussões foram bastante interessantes e contaram com grande participação de bancários presentes no congresso pela primeira vez. "Debatemos temas centrais para a categoria. São reivindicações que existem há tempos e que pouco tem avançado, por isso são tão importantes que continuem sendo discutidas, como a questão das contratações, reposição das horas extras, a jornada de seis horas para todos, entre outras questões", afirma.
Confira abaixo os principais pontos deliberados no grupo:
Carreira
Critérios objetivos e transparentes nos PSI´S;
Instituição de critérios não subjetivos para destituição de função;
Opção para uma nova estrutura salarial sem exigência de saldamento do REG/Replan;
Pagamento da função de substituto por qualquer período, independentemente da forma de ausência do titular.
Jornada de trabalho
Adoção de seis horas para todos os empregados, inclusive de nível gerencial e profissionais de carreira, sem redução salarial;
Não ao banco de horas: pagamento de todas as horas extras acrescidas de 100% da hora normal com o fim da compensação de 50% das horas extras.
Isonomia
Isonomia de direitos entre novos e antigos com extensão da licença prêmio e normatização dos pontos já conquistados no ACT;
Fim de toda e qualquer discriminação nos PSI´S, estágio probatório ou em qualquer outra situação.
Júnior Barreto
Rede de Comunicação dos Bancários