A luta por remuneração mais justa e melhores condições de trabalho nos bancos públicos e privados começa na noite desta quinta 5. A partir das 19h, assembleia na Quadra (Rua Tabatinguera, 192, Sé) elege os delegados de São Paulo, Osasco e região à conferência estadual dos bancários.
“É importante que funcionários de todos os bancos venham à assembleia, o fórum que decide os rumos das campanhas”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Segundo a dirigente, o número recorde de trabalhadores que responderam à consulta da categoria – 12.286, o dobro em relação a 2011 – revela disposição para lutar por mais uma campanha vitoriosa.
A partir da consulta já é possível dimensionar quais são as prioridades de São Paulo, Osasco e região a serem levadas às conferências estadual e nacional.
Aumento real nos salários, reajuste maior para vales alimentação e refeição, PLR maior, discutir as metas abusivas estão entre as prioridades. “O índice de reajuste indicado pela maioria dos bancários na consulta para ser reivindicado é 10%. Defenderemos as indicações de nossa base nos debates com os demais sindicatos do estado e depois de todo o país. Essa organização e unidade têm trazido resultados para os trabalhadores nos últimos anos.”
A consulta deste ano teve participação das pessoas com deficiência visual. Foram 40 questionários que indicaram como prioridade a igualdade de oportunidades.
Credenciamento – Haverá credenciamento para a assembleia e os trabalhadores devem apresentar documento com foto, que comprove ser bancário.
Conferências – A conferência estadual será no sábado 14 e o que for definido será levado a Curitiba, entre 20 e 22 de julho, para debate entre trabalhadores da categoria de todo o Brasil. É dessa conferência nacional que sai a pauta final de reivindicação a ser apresentada aos banqueiros no mês de agosto.
Fonte: SEEB-SP