Itaquera

Uniformizados como correspondentes Caixa Aqui, os empregados da Pan Serv (trabalhadores do Banco Panamericano) estão instalados dentro de agências da Caixa Econômica Federal prestando serviços de liberação de crédito consignado para aposentados e pensionistas.

De acordo com as informações, os serviços oferecidos são basicamente os seguintes: atendimento aos aposentados e pensionistas interessados em empréstimos e, caso o beneficiário não seja cliente da Caixa, os correspondentes fazem a oferta de transferência do recebimento do benefício do INSS para o banco federal.

Esses terceirizados cumprem jornada de oito horas e não têm vínculo algum com a Caixa, nem os mesmos direitos que os bancários, apesar de oferecer serviços do banco público.

“É absurdo o fato desses correspondentes realizarem o atendimento dentro das agências da Caixa!”, indignou-se o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto.

De acordo com a resolução 3954/11, que dispõe sobre a contratação de correspondentes no País, “é proibida a utilização de instalações, logomarcas e placas, pelo contratado, em suas agências, que sejam similares às adotadas pela instituição contratante”, com isso, é possível entender que também não é permitida a utilização das instalações do banco por terceirizados.

No site da Caixa há orientações de como ser correspondente Caixa Aqui e, entre elas, a informação de que o interessado deve possuir um ambiente para atender as pessoas que procuram pelos serviços do banco prestados pelos correspondentes.

A APCEF vai apurar as denúncias e cobrar da direção da Caixa uma explicação para a situação alarmante.
Histórico – o banco Panamericano era do grupo Silvio Santos e esteve envolvido em escândalos. Em 2009, a Caixa Participações S/A adquiriu 36,6% das ações e, em 2011, o banco BTG arrematou 37,64% do capital social da instituição.

Compartilhe: