A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizaram um ato de protesto em 18 de dezembro, durante o IntegraSampa, com o objetivo de chamar a atenção da direção da Caixa para sua responsabilidade com a saúde, a segurança e as condições de trabalho dos empregados do banco.
O IntegraSampa é o evento que encerra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e contou com a participação de empregados de diversas gerências das áreas-meio da capital e de trabalhadores de agências vinculadas às SRs da capital, da Baixada Santista, do ABC e do Vale do Paraíba. “Na Sipat, os empregados são convidados a refletir sobre os cuidados com a saúde e a segurança”, explicou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto. “Mas é obrigação da Caixa cumprir seus deveres básicos e proporcionar saúde, segurança e condições de trabalho aos seus empregados e que a precarização dessas condições não seja o preço pela melhoria de seus resultados”, finalizou.
Os dirigentes distribuíram uma carta endereçada ao presidente da Caixa, que alerta o presidente do banco sobre os problemas enfrentados pelos empregados, principalmente após o estabelecimento de metas para abertura de novas agências em todo o País. “A Caixa está passando por um momento delicado em relação às condições de trabalho. Diariamente recebemos denúncias de empregados indignados com tanto descaso”, comentou Sérgio Takemoto.
Um documento com denúncias a respeito das condições de trabalho já havia sido entregue à direção da Caixa em 8 de novembro, durante rodada de negociação permanente. “Até agora, pouca coisa foi feita”, lembrou o diretor-presidente da APCEF.
A carta ao presidente da Caixa também será encaminhada à Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e à direção do banco.