Começou hoje, dia 25, a eleição para a escolha da diretoria que estará à frente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, na gestão 2014/2017.
Até sexta-feira, último dia da votação, milhares de bancários sindicalizados exerceram o sistema democrático em uma grande estrutura montada para garantir o direito de escolha da categoria. O processo se compara, em tamanho, a eleições de pequenos municípios brasileiros, pois a base do Sindicato abrange a capital, Osasco e mais 15 municípios.
A Chapa 1 tem à frente a atual presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e a Chapa 2 é encabeçada por Juliana Públio Donato de Oliveira.
Nesta terça-feira, após a abertura do processo eleitoral, com os representantes das duas chapas inscritas falando aos mesários, táxis e vans iniciaram o processo de transporte das urnas.

Quem vota – Pode votar todo associado que na data da eleição: contar mais de seis meses de inscrição no quadro social; tiver quitado as mensalidades até trinta dias antes das eleições; tiver mais de dezesseis anos de idade.
As pessoas em férias ou afastadas por motivo de doença também podem votar, no seu local de trabalho ou, em separado, na sede do Sindicato. Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, também votam em separado, conforme o estatuto.

Têm direto a voto, ainda, o aposentado, bem como o desempregado há três meses, mediante comprovação dessa condição, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até seis meses antes de se afastar de suas funções.

A lista de votantes foi disponibilizada pela Comissão Eleitoral aos representantes das chapas em 14 de março. Haverá edição especial da Folha Bancária com endereços dos locais de trabalho onde terá votação.

Atenção aos feriados – Bancários de Carapicuíba, Embu Guaçu e Juquitiba terão apenas três dias para participar da eleição, em função de feriados municipais. Nesta quarta-feira 26 é feriado em Carapicuíba. Já para os trabalhadores de Embu Guaçu e Juquitiba a eleição termina na quinta-feira 27, pois é feriado na sexta-feira 28. Esses bancários precisam ficar atentos para não deixar de exercer seu direito de escolha.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

 

Compartilhe: