O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, o Coletivo Nacional de Segurança Bancária e a Fenaban reúnem-se nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 15 horas, em São Paulo, para avaliarem o Projeto-piloto de Segurança Bancária.
O projeto-piloto, que consiste em uma conquista da Campanha Nacional de 2012, testa itens de segurança para a prevenção de assaltos, como porta-giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frentes aos caixas, guarda-volumes e vigilantes armados com coletes balísticos. Com prazo de teste de 90 dias, atualmente, o projeto está em andamento em 209 agências das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Desde novembro de 2013, um grupo de acompanhamento tem se reunido para discutir o andamento do projeto-piloto e verificando as ocorrências. Também foram feitas reuniões com representantes das agências envolvidas, com a participação da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Os primeiros resultados apontaram redução dos assaltos. Também foi registrada uma queda nos crimes de "saidinha de banco". Nesta reunião de avaliação serão conhecidos novos números para avaliar a eficácia das medidas do projeto-piloto.
A Fenaban também apresentará a estatística semestral de assaltos a bancos referente ao primeiro semestre de 2014, conforme estabelece a cláusula 32ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Fonte: Fenae Net