A Caixa tem liderado o ranking de queixas contra bancos com mais de 2 milhões de clientes pelo segundo mês consecutivo. Segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) na quinta-feira, dia 19, a instituição financeira é apontada como tendo 953 reclamações procedentes e índice de 12,78%.
O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.
Também constam no ranking, o HSBC, seguido do Santander, Bradesco e Banrisul.
As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 691 queixas por este motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou a restrição à execução de portabilidade de operação de crédito, com 542 queixas.
O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317 menções. Por fim, as irregularidades no fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado e a restrição à portabilidade de crédito consignado tiveram, respectivamente, 209 e 171 queixas.
A Caixa também aparece na lista das dez empresas mais reclamadas em 2014, segundo lista divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. O banco está em 9º lugar com 181 reclamações.
Fonte: Sindicato dos Bancários